Publicado em 21/11/2018 12:21 > atualizado em 21/04/2024 11:29

Palestra sobre processo legislativo conclui trabalhos no primeiro dia da Caravana da Cidadania na Alep

Por Rodrigo Rossi

Finalizando as atividades do primeiro dia da Caravana da Cidadania nesta terça-feira (20), os estudantes acompanharam uma palestra sobre processo legislativo com o diretor Legislativo da Assembleia, Dylliardi Alessi. Um panorama acerca do funcionamento das atividades internas, especialmente na elaboração e etapas de tramitação dos projetos de lei, passando pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), além das comissões técnicas e temáticas, até a votação das proposições em Plenário pelos deputados.

Alessi explicou que após os procedimentos no Legislativo, os projetos seguem para sanção ou veto governamental, que neste último caso ainda depende de apreciação pelos deputados. “A atividade parlamentar vai muito além do Plenário, porque há estudo para elaboração de projetos, formulação de pareceres, reuniões das comissões de mérito, participação em audiências públicas, além da atuação de representatividade política nas suas bases”.

Os estudantes fizeram também perguntas ao diretor, especialmente nos casos de adiamento das votações e aspectos regimentais, citando como exemplo a experiência que os participantes tiveram na CCJ na tarde desta terça. “Há também algumas manobras internas que fazem parte do jogo, como o pedido de vista de uma proposta, o seu adiamento, por alguma razão política ou técnica. E não há nada de irregular nisso, muito pelo contrário”, explicou.

Segundo dia – Para o segundo dia de programação do Geração Atitude estão previstas a partir das 8h30 desta quarta-feira (21) a visita dos estudantes e professores ao Tribunal de Justiça e, à tarde, a visita guiada ao Palácio Iguaçu, às 13h30, além da apresentação e palestras sobre o Poder Executivo e suas atribuições. Encerrando as atividades, os participantes da Caravana da Cidadania serão recepcionados pela governadora Cida Borghetti, às 16h30.

  • Caravana da Cidadania
  • Confira os vídeos do Geração Atitude
  • Guia do Cidadão
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação