Publicado em 21/11/2018 17:38 > atualizado em 15/04/2024 19:31

Preocupação com o uso ético das redes sociais garantiu vitória aos estudantes

Por Ana Luzia Mikos

Os grandes vencedores do Geração Atitude 2018 são os convidados desta quarta-feira (21) do programa Rádio Assembleia. De forma inédita, duas iniciativas foram premiadas este ano, representando colégios que já haviam sido finalistas do certame no ano passado. Os estudantes Luiz Augusto Rodrigues, de Ponta Grossa, e João Pedro Leal, de Boa Esperança, viram suas propostas, muito similares entre si, escolhidas entre os 32 projetos finalistas. As proposições tratam da conscientização sobre o uso da imagem das pessoas e das redes sociais.

Luiz Augusto estuda no Colégio Estadual João Ricardo Van Borel e foi orientado pela professora Genice Bratti. Ele contou ter usado a situação vivida por uma amiga como inspiração para criar o seu projeto denominado “Minha Imagem”. “Nos anos anteriores nosso colégio era conhecido por ser muito violento, com ataques, provocações, brigas e exposição da imagem de colegas, professores e até funcionários. A ideia era mudar essa visão, desenvolver a empatia para não se usar e compartilhar imagens que denegrissem as pessoas”, explicou o estudante, muito feliz com a escolha do seu projeto.

Professora da disciplina de Matemática, Genice se dispôs a adotar uma metodologia diferente, usando sempre uma correlação com a cidadania, e ganhou a participação dos alunos. Desta forma, viu novamente a escola ponta-grossense classificada entre os finalistas do Geração Atitude, como já havia ocorrido no ano passado. Desta vez, contudo, voltarão aos Campos Gerais com ainda mais responsabilidade. “Já temos várias ideias para ampliar o projeto na escola”, contou o campeão Luiz Augusto.

Outro vencedor, João Pedro Leal superou a timidez para comemorar o sucesso da sua iniciativa. “Estou muito feliz, é uma experiência única. Um frio na barriga que não tem como explicar. O Geração Atitude é uma porta de início e um incentivo para o adolescente”, definiu o estudante do Colégio Estadual Vicente Leporace. A instituição de ensino de Boa Esperança também havia sido finalista em 2017 e desta vez foi uma das vencedoras com o “Programa Ética nas Redes Sociais”.

“Quando se tem o conhecimento, vem a opção de escolha entre o bem e o mal. Se souber que aquela atitude está errada, não vai passar para frente uma foto, um comentário sobre outra pessoa. É um ato de cidadania, que vai além da escola, vai para dentro de casa”, explicou a professora de Filosofia e orientadora do projeto, Mara Garófalo.

O Geração Atitude é uma promoção integrada dos três Poderes do Estado para estimular entre a juventude o debate, permitindo-lhes vivenciar de modo crítico o exercício da cidadania e da representação política, através de projetos de lei, emendas e decretos legislativos.

Variedades – O programa da Rádio Assembleia, desenvolvido pela equipe da Diretoria de Comunicação da Assembleia, é um conteúdo multiplataforma. Pode ser acompanhado pelo site da Assembleia Legislativa, na área destinada ao conteúdo de rádio (http://www.alep.pr.gov.br/divulgacao/radio_assembleia), ou ainda pela TV Assembleia.

Ele vai ao ar na TV após as sessões plenárias que iniciam às 14h30, nas segundas, terças e quartas. Nas quintas, logo após a exibição gravada da sessão do Tribunal de Contas (que inicia às 14 horas). Nas sextas-feiras a transmissão ocorre a partir das 15h30. As reprises acontecem às 22h30, de segunda a sexta-feira.

  • Caravana da Cidadania
  • Confira os vídeos do Geração Atitude
  • Guia do Cidadão
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação