Michele Caputo

Deputado estadual desde fevereiro de 2019, obteve votação expressiva nas eleições de 2018, sendo o único novo deputado eleito de sua coligação. Foram 51.296 votos distribuídos em 359 cidades paranaenses. Atualmente, é líder do bloco parlamentar PSDB/PV, presidente da Comissão de Relacões Federadas e Assuntos Metropolitanos, e vice-presidente da Comissão de Saúde Pública da Assembleia Legislativa do Paraná.

Defensor da causa da Saúde, tem vasta experiência na área. Ao todo, são 34 anos de carreira como servidor público da Secretaria de Estado da Saúde.

Descendente de italianos, foi o primeiro da família a nascer no Brasil, mais especificamente em Maringá, no noroeste do Estado. Formado na Universidade Estadual de Maringá (UEM), tornou-se em 2011 o primeiro farmacêutico e profissional não médico a assumir o cargo de secretário de Estado da Saúde do Paraná. Em 7 anos, 3 meses e 5 dias, Michele Caputo revolucionou a Saúde do Paraná. Como Secretário de Estado, adotou uma política pautada no diálogo e construção de parcerias. Neste período, elevou o sistema de saúde do Paraná a uma posição de protagonismo no país. Programas como a Rede Mãe Paranaense, Mutirão de Cirurgias Eletivas e o Serviço de Transporte Aeromédico se tornaram referência nacional e salvaram milhares de vidas.

Ao longo da carreira pública, também foi chefe de gabinete da Fundação Nacional de Saúde, chefe da Vigilância Sanitária Estadual, diretor geral do Centro de Medicamentos do Paraná e diretor dos Órgãos Produtores de Insumos e Imunobiológicos da Secretaria de Estado da Saúde e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

No Município de Curitiba, ocupou por duas vezes o cargo de Secretário Municipal de Saúde e uma vez o de Secretário Municipal de Assuntos Metropolitanos.

Em 2018, foi eleito uma das 5 personalidades públicas mais influentes da Saúde no Brasil, pela revista Healthcare Management. Também recebeu a medalha de Mérito Oswaldo Cruz, categoria Ouro, considerada a maior honraria da saúde pública brasileira.

* (As informações contidas no perfil do deputado são de responsabilidade da assessoria do próprio parlamentar)

Veja mais notícias de Michele Caputo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação