Sou Plauto Miró Guimarães Filho, deputado estadual, eleito pelo Democratas (DEM), partido ao qual estou filiado desde o início da minha trajetória na política, no início dos anos 90, quando ainda era clamado de Partido da Frente Liberal (PFL). Estou cumprindo, com muito orgulho, meu oitavo mandato como deputado estadual.

De 2011 a 2018, também exerci a função de 1º Secretário da Assembleia Legislativa do Paraná: atividade que me orgulha, pois pude organizar toda a administração e as finanças da Casa, de modo que o Legislativo paranaense se tornasse um exemplo para as demais Assembleias Legislativas do Brasil.

Eu nasci em Ponta Grossa no dia 20 de julho de 1963. Minha mãe conta que foi um dia frio, daqueles que costumeiramente a minha família, após a lida no campo, se juntava ao calor do fogão à lenha para se aquecer e comer pinhão tostado na chapa. É claro que a minha chegada naquele dia fez a rotina da casa mudar. Desde muito cedo me envolvi com o trabalho na lavoura e com os animais.

Foi ali que aprendi a importância de produzir os alimentos que chegam à mesa de todos os brasileiros. Lição do meu avô e do meu pai que diziam que a nossa missão era a de plantar, cultivar e colher a comida que sacia a fome e faz as cidades crescerem. Ao mesmo tempo, observava as ações do meu avô, Flávio Carvalho Guimarães, sempre atento às necessidades da população. Ele foi senador, representando o Paraná e, principalmente, os Campos Gerais de 1946 e 1955. E meu pai seguiu os passos dele, ingressou na vida pública e assumiu a prefeitura de Ponta Grossa em 1966.

Enquanto administrador público, foi responsável por iniciar o Plano de Desenvolvimento Industrial de Ponta Grossa, o famoso PLADEI. que deu origem ao Distrito Industrial, o maior do interior do Paraná. Também foi na gestão dele que foi criado o Alagados, reservatório de água que abastece a nossa cidade até hoje. Na época, empenhou bens pessoais para conseguir o financiamento necessário para a obra. Mesmo depois que ele saiu da vida pública, a política estava presente nas conversas dentro de casa. O assunto era instigante e, por isso, na minha adolescência, comecei a participar de movimentos políticos. Quando decidi seguir por esse caminho, provavelmente foi a primeira vez que desobedeci minha mãe. Mas a voz da minha consciência dizia que eu precisava continuar o trabalho do meu avô e do meu pai.

Foi então que em 1990 me candidatei pela primeira vez ao cargo de deputado estadual e recebi a maior votação em Ponta Grossa. Começava uma jornada em que consegui aprovar diversos projetos de lei. Com orgulho, me tornei o representante dos Campos Gerais na Assembleia do Paraná. Desde então, participei de grandes movimentos em defesa da nossa região, entre eles o “Indústrias Já”, em que reivindiquei o empenho do governador Jaime Lerner para gerar mais emprego e renda. O resultado dessa luta não poderia ser melhor.

Entre as atuações mais exitosas acredito que está a implantação do curso de Medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Foi uma longa batalha, desde a liberação por parte do govenador Jaime Lerner, em 2001. Apesar dessa enorme conquista, não considero meu trabalho concluído. Continuo em busca de recursos para aprimorar a estrutura do curso e do Hospital Universitário Regional, criado para atender a população.

Da mesma forma, sigo dedicando esforços para a melhoria das nossas estradas, das ruas e da infraestrutura das nossas cidades, para oferecer mais conforto, segurança e, principalmente, investimentos que favoreçam a geração de emprego e renda para a nossa população. Outra batalha é a ampliação da informatização das escolas e a estruturação do setor de segurança pública, com viaturas e equipamentos.

Não são tarefas fáceis, mas abraço tal missão porque quero continuar justificando a confiança que recebo dos eleitores que acreditam em mim, no meu caráter, no meu trabalho e na minha conduta.

Para saber o que mais tenho feito, acompanhe o que é publicado aqui e nos meus perfis nas redes sociais.

Mais uma vez, obrigado por buscar conhecer um pouco mais da minha história.

* (As informações contidas no perfil do deputado são de responsabilidade da assessoria do próprio parlamentar)

Veja mais notícias de Plauto Miró
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação