Assembleia Legislativa aprova criação da Policia Penal

18/10/2021 18h17 | por Trajano Budola
Podcast Representantes do Sindicato dos Policiais Penais do Paraná (Sindarspen) acompanharam a votação da PEC que cria o Departamento de Polícia Penal.

Representantes do Sindicato dos Policiais Penais do Paraná (Sindarspen) acompanharam a votação da PEC que cria o Departamento de Polícia Penal.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Representantes do Sindicato dos Policiais Penais do Paraná (Sindarspen) acompanharam a votação da PEC que cria o Departamento de Polícia Penal.

A proposta de Emenda à Constituição (PEC) que cria o Departamento de Polícia Penal foi aprovada na Assembleia Legislativa do Paraná na tarde desta segunda-feira (18). Votada em dois turnos, com sessões plenárias ordinária e extraordinária, a PEC aguarda apenas a votação da redação final para ser promulgada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB).

Enviada pelo Poder Executivo, a proposta alinha a política estadual à federal que prevê a Polícia Penal entre os órgãos de Segurança Pública. Com a mudança, o Departamento ficará responsável pela gestão, fiscalização e controle e segurança das unidades penais, além das medidas alternativas à reclusão, como o uso de tornozeleiras eletrônicas.

Para o líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Hussein Bakri (PSD), a criação do Deppen dá nova perspectiva à carreira dos servidores.

SONORA HUSSEIN BAKRI

O deputado Delegado Jacovós (PL) foi o relator na Comissão Especial de análise da PEC. Ele falou da tribuna do Plenário sobre os avanços que ela vai promover.

SONORA DELEGADO JACOVÓS

O presidente do Sindicato dos Policias Penais do Paraná (Sindarspen), Ricardo de Carvalho Miranda, explicou como a categoria recebe a criação da Polícia Penitenciária.

SONORA RICARDO DE CARVALHO MIRANDA

- A Assembleia Legislativa aprovou também nesta segunda-feira o Regime de Previdência Complementar para os Servidores do Estado. A proposta possibilita a adesão, de forma voluntária, a servidores temporários, comissionados, militares e servidores de outros entes federados, além dos lotados em empresas públicas e de economia mista.

De acordo com o projeto do Poder Executivo, o Estado do Paraná será o patrocinador do plano de benefícios do Regime de Previdência Complementar.  

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação