Audiência pública do 5G acontece já com definição da Anatel para leilão na nova tecnologia

27/09/2021 17h41 | por Trajano Budola
Podcast Audiência pública que irá discutir a implantação do 5G no Paraná terá transmissão ao vivo pela TV Assembleia, site e redes sociais na quarta-feira (29) a partir das 14 horas.

Audiência pública que irá discutir a implantação do 5G no Paraná terá transmissão ao vivo pela TV Assembleia, site e redes sociais na quarta-feira (29) a partir das 14 horas.Créditos: Freepik

A data do leilão que vai escolher as empresas de telefonia que vão operar a tecnologia 5G em todo país foi definida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para o dia 4 de novembro.

Com o anúncio, ficou ainda mais apertada a corrida dos municípios para adequar suas legislações para receber a implantação dos equipamentos para a internet mais estável e até 20 vezes mais rápida que a atual.

Para discutir estas adequações com os prefeitos e vereadores paranaenses, a Assembleia Legislativa do Paraná promove na quarta-feira (29), às duas da tarde, a audiência pública A Implantação da Tecnologia 5G no Estado do Paraná.

Um dos organizadores, o deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB), explica que os municípios que tiverem legislações alinhadas com a legislação federal sobre o tema vão ter prioridade nos investimentos das operadoras.

SONORA LUIZ CLÁUDIO ROMANELLI

De acordo com o deputado Tião Medeiros (PTB), que preside a Comissão de Obras, Transportes e Comunicação, cidades inteligentes, equipamentos urbanos interconectados e cirurgias remotas de alta precisão serão realidade.

SONORA TIÃO MEDEIROS

Para o presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, deputado Emerson Bacil (PSL), os municípios precisam participar do desenvolvimento que o 5G vai proporcionar.

SONORA EMERSON BACIL

A audiência pública A Implantação da Tecnologia 5G no Estado do Paraná está marcada para a quarta-feira (29) às duas da tarde. O encontro acontece por videoconferência (Zoom), com transmissão ao vivo pela TV Assembleia, site e redes sociais do Legislativo.