Audiências públicas, exposição, projetos... Está no ar a agenda da Assembleia

17/03/2023 12h11 | por Angélica Alves e Cláudia Ribeiro
Podcast Mostra será realizada pela Federação Paranaense das Associações de Síndrome de Down com o apoio do Poder Legislativo.

Mostra será realizada pela Federação Paranaense das Associações de Síndrome de Down com o apoio do Poder Legislativo.Créditos: Divulgação FEPASD

Mostra será realizada pela Federação Paranaense das Associações de Síndrome de Down com o apoio do Poder Legislativo.

Olá pra você. Olá minha parceira, Cláudia Ribeiro.

Olá Angélica

Estamos aqui desta vez para trazer o que vai ser notícia na próxima semana na Assembleia Legislativa do Paraná.

Agenda lotada, aliás. E vamos destacar alguns dos eventos e dos debates.

(Sobe som)

Começando com uma audiência pública, na segunda-feira, dia 20 de março,  a partir das 9 horas, sobre o “Dia Mundial da Água”. O encontro é proposto pelo deputado Arilson Chiorato (PT), presidente da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais e também pela deputada Luciana Rafagnin (PT), líder do Bloco Parlamentar da Agricultura Familiar, e vai acontecer no Auditório Legislativo da Casa.

Quem fez o pedido para a audiência foi o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), que quer debater a garantia de direitos da população a políticas públicas que também garantam o acesso, a preservação e o bom uso da água, sob o lema “Água não é mercadoria, é um direito universal”.

(Sobe som))

Também na segunda, mas às 14h30, no horário do Grande Expediente, início da sessão plenária, tem uma homenagem para o Cônsul-geral da Itália, em Curitiba, Salvatore Di Venezia.

 A iniciativa vem dos deputados Ademar Traiano (PSD), Alexandre Curi (PSD) e da deputada Maria Victoria (PP) e pretende marcar a passagem do cônsul-geral da Itália em Curitiba.

É que depois de seis anos à frente da representação italiana na capital paranaense, ele vai voltar ao país natal para novas funções.

Di Venezia vai receber uma menção honrosa como um reconhecimento da Casa ao trabalho realizado por ele, especialmente  na área cultural, e no  forte trabalho na regularização de cidadanias italianas, já que o Brasil e o Paraná abrigam uma das maiores comunidades de descendentes italianos no mundo.

(Sobe som))

Também na segunda, o Espaço Cultural da Assembleia abre, a partir das 13h30, a mostra "Faça Com a Gente, Não Pela Gente", com obras de arte de jovens com Síndrome de Down, da Federação Paranaense das Associações de Síndrome de Down (FEPASD).

O Dia Internacional da Síndrome de Down é 21 de março, terça-feira.  E para marcar a data e divulgar mais informações sobre o assunto para a população, a Assembleia promove e apoia, além da mostra,  uma série de eventos ligados ao tema.

Inclusive, a lei que “institui o Dia Estadual da Conscientização sobre a Síndrome de Down e a Semana de Ações no Campo da Síndrome de Down a serem realizados anualmente em 21 de março e na semana que compreender esta data, foi criada na Casa em 2013.

 A Semana de Ações no Campo da Síndrome de Down tem o objetivo de favorecer a compreensão de familiares, educadores, profissionais de saúde e da população em geral, sobre os direitos à educação, à saúde, à qualidade de vida, ao trabalho e o combate ao preconceito em relação às pessoas com a síndrome de down.

A exposição é aberta a toda comunidade e permanece no Espaço Cultural da Casa até o dia 31 de março, de segunda à sexta, das 9 às 18 horas.

(Sobe som))

E você sabia que  terça, 21 de março, é o dia mundial da infância? Pois a data foi escolhida para a realização de outra audiência pública, a partir da 9h da manhã. Desta vez, o tema é “Implantação de Políticas Públicas aos Educandos com Altas Habilidades ou Superdotação no Paraná. A iniciativa de trazer o tema à Casa é do deputado Evandro Araújo (PSD).

Evandro Araújo é o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Pessoa com deficiência aqui da casa. A audiência vai ser no Auditório Legislativo.

(Sobe som)

Está na Assembleia legislativa, um projeto de lei do próprio Evandro,  que prevê a implantação de políticas para o desenvolvimento das potencialidades dessa população, que não é pequena, viu? Vamos ouvir o que ele diz sobre isso.

(Sonora)

(sobe som))

Também na terça. Mas no fim da tarde, a partir das 18h, a Assembleia entrega o título de Cidadão Honorário a Capitão Hidalgo  em uma sessão solene proposta pelo deputado Douglas Fabrício (CDN). José Hidalgo Neto, o Capitão Hidalgo, foi jogador de futebol do Coritiba. Ele nasceu em São Paulo e  chegou ao time na década de 1970 e se tornou um dos principais jogadores da história do clube.

Jogando no meio campo, Hidalgo se tornou capitão e referência do time que conquistou o pentacampeonato paranaense nos seis anos seguintes. Em 1975, deixou os gramados para iniciar outra carreira vitoriosa, a de comentarista esportivo. Ao longo de quase 40 anos, Capitão Hidalgo tornou-se um dos principais nomes da crônica esportiva do Paraná, trabalhando em rádio e televisão, se transformando em referência para milhares de ouvintes.

(Sobe som)))

Fora os projetos de lei que vão ser discutidos e votados e toda a movimentação da Casa na semana que vem, a gente lembra que o dia 21 de março também é  uma data  de luta pela eliminação da discriminação racial  no Paraná.  Ela foi escolhida em referência ao Dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial, fixado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

 A Lei estadual é do deputado Anibelli Neto (MDB), e está em vigor desde  2019 e determina que tanto o Legislativo quanto o Executivo poderão realizar no estado campanhas educativas com o objetivo de colaborar para o combate à discriminação.

Nesta semana em que a data é comemorada, Anibelli Neto lembrou que a legislação é clara e torna todos iguais perante a Lei. Ele  destacou ainda a importância das instituições públicas em fazer cumprir a legislação.

Vamos ouvir o que ele diz.

(Sonora)

 O cientista político Aloisio Nascimento, que já integrou o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Paraná, conversou com a gente e destacou a importância da legislação.

(Sonora)

E com isso, a gente  viu que pode esperar uma semana intensa mesmo por aqui, não é?

Fique atento ao nosso site, o www.assembleia.pr.leg.br , à nossa TV Assembleia, no canal 10.2 em TV aberta e 16 da Claro/Net, ao nosso canal do youtube, e nas nossas redes sociais, que você encontra por lá tudo,  em detalhes.

Até mais.  

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação