Avança na Assembleia Legislativa projeto que prevê extinção da Imprensa Oficial

04/11/2020 11h55 | por Trajano Budola
Podcast Comissões de Constituição e Justiça (CCJ), e de Obras Públicas, Transportes e Comunicação da Assembleia Legislativa aprovaram parecer favorável ao projeto que extingue o Departamento de Imprensa Oficial do Estado.

Comissões de Constituição e Justiça (CCJ), e de Obras Públicas, Transportes e Comunicação da Assembleia Legislativa aprovaram parecer favorável ao projeto que extingue o Departamento de Imprensa Oficial do Estado.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Comissões de Constituição e Justiça (CCJ), e de Obras Públicas, Transportes e Comunicação da Assembleia Legislativa aprovaram parecer favorável ao projeto que extingue o Departamento de Imprensa Oficial do Estado.

Parte da reforma administrativa proposta pelo governo do estado, a extinção do Departamento de Imprensa Oficial do Estado avançou na Assembleia Legislativa do Paraná durante a sessão plenária remota desta quarta-feira (4).

O texto foi aprovado nas Comissões de Constituição e Justiça (CCJ), e de Obras Públicas, Transportes e Comunicação. No entanto, na Comissão de Finanças e Tributação, o parecer favorável emitido pelo relator, deputado Emerson Bacil (PSL), recebeu pedido de vista do deputado Arilson Chiorato (PT), o que adiou a votação pelo plenário.

Órgão responsável pela publicação dos diários oficiais, publicidade legal e impressão do material gráfico do Poder Executivo, a Imprensa Oficial deve encerrar as atividades físicas para economizar recursos públicos.

A justificativa do Executivo para a medida é de que o material impresso em papel pode ser substituído pelos meios digitais, mais baratos e com maior alcance. Ainda de acordo com o texto do projeto de lei, as impressões indispensáveis serão feitas por licitação em concorrências por menor preço.

O governo do estado argumenta ainda que a manutenção mensal de maquinário do parque gráfico gera aos cofres públicos despesas acima de R$ 4,5 milhões.

Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), a economia de recursos é necessária e representa modernidade para a gestão pública.

SONORA ADEMAR TRAIANO

De acordo com o primeiro secretário da Assembleia Legislativa, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB), as adequações passam pela incorporação de cargos da Imprensa Oficial à Casa Civil do governo do estado.

SONORA LUIZ CLÁUDIO ROMANELLI

Ainda segundo o projeto, os móveis, materiais e equipamentos da Imprensa Oficial serão integrados ao Patrimônio do Estado.

Impressoras, maquinários da gráfica e a frota de veículos serão leiloados ou repassados para outras instituições.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação