Deputado Reichembach reforça importância de prevenção de acidentes com idosos

06/06/2023 18h00 | por Diretoria de Comunicação
Podcast “A população idosa vem crescendo. Por isso é preciso observar este aspecto, difundindo e disseminando a importância dos cuidados com idosos dentro de casa. Isso evita acidentes e o sofrimento da pessoa idosa. Além disso, libera o setor público de possíveis internamentos”, disse Reichembach.

“A população idosa vem crescendo. Por isso é preciso observar este aspecto, difundindo e disseminando a importância dos cuidados com idosos dentro de casa. Isso evita acidentes e o sofrimento da pessoa idosa. Além disso, libera o setor público de possíveis internamentos”, disse Reichembach.Créditos: Valdir Amaral/Alep

Desde 2017, a primeira semana do mês de junho é marcada como a Semana Estadual de Prevenção de Acidentes Domésticos com Idosos no Paraná. O período é fruto da Lei 18.952/2017, de autoria do deputado Reichembach (PSD). O parlamentar ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná nesta terça-feira (06) para chamar a atenção para a necessidade de cuidados com a pessoa idosa.

A legislação aprovada pelo Poder Legislativo tem o objetivo de conscientizar e evitar acidentes dentro de casa com pessoas idosas, mais suscetíveis às quedas e outros incidentes. “A população idosa vem crescendo. Por isso é preciso observar este aspecto, difundindo e disseminando a importância dos cuidados com idosos dentro de casa. Isso evita acidentes e o sofrimento da pessoa idosa. Além disso, libera o setor público de possíveis internamentos”, disse.

Entre os cuidados, o parlamentar citou a necessidade de instalação de corrimões nos banheiros e nas escadas para maior acessibilidade; a manutenção dos ambientes bem iluminados; a importância de se evitar que fios de aparelhos eletrônicos fiquem esticados pela casa; além da proteção em quinas pontiagudas dos móveis e o uso de calçados com solados emborrachados. “Precisamos desta organização para termos ambientes apropriados. Assim, nossos idosos poderão ter uma longevidade ainda maior”, reforçou.

SONORA Deputado Reichembach (PSD)

Durante a Semana Estadual de Prevenção de Acidentes Domésticos com Idosos no Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) promove a divulgação de materiais a respeito do tema e reforça o alerta nas Regionais de Saúde e os 399 municípios. Um exemplo é o Manual de Prevenção de Quedas de Idosos. O documento produzido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) tem como finalidade auxiliar idosos, familiares e cuidadores para diminuir o risco de acidentes. O manual pode ser acessado aqui.

Além da semana de prevenção de acidentes com idosos, a Assembleia Legislativa vem promovendo uma série ações para prevenir a discriminação e a violência contra idosos. A campanha Junho Violeta, implementada no Paraná por meio da Lei estadual nº 20.252/2020, tem o objetivo de conscientizar sobre essa realidade e alertar sobre os direitos dessas pessoas. A legislação aprovada pelo Poder Legislativo visa garantir dignidade e respeito à pessoa idosa, além de promover ações, combater a violência e defender os direitos do idoso. A Lei é de autoria do presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Assembleia, deputado Cobra Repórter (PSD).