Deputados aprovam Lei Orçamentária Anual em meio a pauta repleta de projetos

07/12/2021 18h02 | por Cláudia Ribeiro
Podcast Deputados aprovam o Orçamento do Estado para 2022.

Deputados aprovam o Orçamento do Estado para 2022.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Deputados aprovam o Orçamento do Estado para 2022.

Faltam menos de duas semanas para o encerramento do período legislativo e este está sendo um fim de ano para lá de movimentado na Assembleia Legislativa do Paraná. Os próprios parlamentares admitem: não se lembravam de tantos projetos de lei para serem analisados em um curto espaço de tempo. Caso do líder do Governo na Casa, o deputado Hussein Bakri (PSD).

(Sonora)

Além da Lei Orçamentária Anual (LOA), que fixa as despesas e receitas do Governo para 2022, e que foi aprovada em primeiro turno na pauta da sessão ordinária desta terça-feira (7), propostas como o reajuste dos servidores, a Lei Geral das Universidades (LGU), a criação da Lotepar, as alterações no programa Nota Paraná, o REFIS, entre outras devem ser votadas nos próximos dias. O Poder Executivo encaminhou ainda uma série de projetos que preveem doação de imóveis a entidades e municípios, o que, segundo o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), precisa acontecer ainda em 2021, já que esse tipo de doação é proibido em ano eleitoral.

(Sonora)

Para se ter uma ideia do volume, foram 27 projetos analisados na sessão ordinária desta terça e outros 20 na extraordinária. Em segunda discussão, algumas das propostas receberam emendas e voltam à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para só depois retornarem ao plenário. Aliás, a CCJ também deve ter diversas reuniões extraordinárias nesse período, tamanho tem sido o volume de emendas apresentadas pelos parlamentares.

Mas tanto o líder Bakri quanto o presidente Traiano garantem: vão se esforçar para limpar a pauta, nem que para isso sejam necessárias várias sessões extraordinárias.

(Volta as duas sonoras)

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação