Lapa e São Mateus do Sul discutem modelo federal para os pedágios no Paraná

13/05/2021 16h42 | por Trajano Budola
Podcast 15ª reunião da Frente Parlamentar sobre o Pedágio debateu a nova modelagem proposta pelo Governo Federal e as demandas da região da Lapa e São Mateus do Sul.

15ª reunião da Frente Parlamentar sobre o Pedágio debateu a nova modelagem proposta pelo Governo Federal e as demandas da região da Lapa e São Mateus do Sul.Créditos: Dálie Felberg/Alep

15ª reunião da Frente Parlamentar sobre o Pedágio debateu a nova modelagem proposta pelo Governo Federal e as demandas da região da Lapa e São Mateus do Sul.

Lideranças e representantes da sociedade da Lapa, São Mateus do Sul e região demonstraram insatisfação com a proposta do Governo Federal para os pedágios paranaenses em substituição aos atuais contratos, que se encerram em novembro.

As reclamações foram feitas à Frente Parlamentar Sobre os Pedágios, da Assembleia Legislativa do Paraná, em uma audiência publica remota na manhã desta quinta-feira (13).

A região tem 470 quilômetros de rodovias contempladas no modelo federal e cinco praças de cobrança. A proposta é de novos contratos em modo híbrido e descontos de no máximo 17% do cobrado atualmente. Além disso, um degrau tarifário, que aumenta em 40% no caso de duplicações.

Para o coordenador da Frente Parlamentar, deputado Arilson Chiorato (PT), os novos contratos têm que ser bons para o usuário das estradas e bons para o desenvolvimento do estado.

SONORA ARILSON CHIORATO

De acordo com o deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB), nas quinze audiências públicas que a Frente Parlamentar já promoveu há unanimidade: todos querem licitação feita pelo menor preço de tarifas com garantia de obras nas estradas.

SONORA LUIZ CLÁUDIO ROMANELLI

O deputado Emerson Bacil (PSL), que representa a região, explicou qual é a situação atual do trecho da BR 476 entre Araucária e a Lapa, com cerca de 45 quilômetros.

SONORA EMERSON BACIL

Segundo o líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Hussein Bakri (PSD) o Governo do Estado é parceiro por tarifas mais justas. Ele falou do que espera para a BR 476.

SONORA HUISSEIN BAKRI

Para o vice-prefeito da Lapa, Acyr do Sindicato, a região precisa da duplicação da principal ligação com Curitiba e o Porto de Paranaguá.

SONORA ACYR DO SINDICATO

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação