PEC dos serviços públicos segue para promulgação pela Mesa Executiva

13/07/2021 18h09 | por Trajano Budola
Podcast PEC que trata da concessão de serviços públicos está apta para ser promulgada pelo presidente da Assembleia.

PEC que trata da concessão de serviços públicos está apta para ser promulgada pelo presidente da Assembleia.Créditos: Dálie Felberg/Alep

PEC que trata da concessão de serviços públicos está apta para ser promulgada pelo presidente da Assembleia.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) enviada à Assembleia Legislativa do Paraná pelo Governo do Estado para alterar o artigo da Constituição Estadual que trata da concessão de serviços públicos foi aprovada nesta terça-feira e segue para a promulgação da Mesa Executiva da Assembleia.

O texto prevê alteração no artigo que trata do regime das empresas concessionárias e permissionárias de serviços públicos, como renovações e prorrogações de contratos e fiscalização e rescisão das concessões.

A proposta cita que a concessão e permissão da prestação e serviços públicos, sempre através de licitação, cabe ao Poder Público. O objetivo, segundo justifica o Governo do Estado, é permitir a prestação de serviços públicos por outorga de autorização, o que daria dinamismo ao processo.

O Poder Executivo argumenta que a participação da iniciativa privada gera sinergia para identificar demandas e oportunidades que promovam o desenvolvimento do estado. Um exemplo citado no projeto é a construção da Nova Ferroeste, que vai ligar Paranaguá a Maracaju, distantes 1.285 quilômetros uma da outra.

De acordo com o texto, a via será o segundo maior corredor de exportação de grãos e contêineres do Brasil, com capacidade para a movimentação de 26 milhões de toneladas no primeiro ano de funcionamento. A expetativa é que o dinamismo nas parcerias potencialize a redução dos custos de exportação em 28%, refletindo na elevação da produtividade e competitividade do setor produtivo paranaense.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação