Pequenas cafeicultoras do Norte Pioneiro são homenageadas na Assembleia

21/09/2021 18h35 | por Cláudia Ribeiro
Podcast Mulheres produtoras de café especial no Norte Pioneiro recebem homenagem da Assembleia Legislativa.

Mulheres produtoras de café especial no Norte Pioneiro recebem homenagem da Assembleia Legislativa.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Mulheres produtoras de café especial no Norte Pioneiro recebem homenagem da Assembleia Legislativa.

 Uma homenagem com cheirinho de fazenda. Mais precisamente, de café. No começo da sessão plenária desta terça-feira (21), os deputados Cristina Silvestri (CDN) e Luiz Claudio Romanelli (PSB) entregaram um título de menção honrosa a mulheres que integram a Associação das Mulheres do Café do Norte Pioneiro do Paraná. Teve cantoria. Teve emoção. E não é pra menos. Elas estão fazendo o Paraná se destacar no mercado de cafés especiais. Desde 2013 integram o projeto "Mulheres do Café", quando essas pequenas agricultoras da região, que já plantavam, manejavam e colhiam café, passaram por capacitação feita pela antiga Emater, hoje Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), para que pudessem conhecer como funciona a produção de cafés especiais, gerando valor e renda à pequena propriedade rural, como conta a coordenadora do projeto no IDR, Cíntia Mara Lopes de Souza.

(Sonora)

Atualmente, são mais de 250 mulheres (ou famílias) atendidas. Depois de disputar diversos concursos, o café está entre os cinco melhores do estado. Mas os benefícios não param por aí. O café já está sendo exportado. A presidente da Associação, Claudionira Inocência de Souza, a Nira, aprendeu a lidar com o café com as mulheres da família.  E atribui o sucesso do projeto a elas e também a uma característica que é feminina: a persistência.

(Sonora)

Foi assim com a Elielce Monteiro e com a Thais Vidal, que também foram homenageadas. E foi esse protagonismo que levou a deputada Cristina Silvestri a buscar informações sobre o grupo e querer homenageá-lo.

(Sonora)

O mesmo ocorreu com o deputado Romanelli, que é da região e conhece o trabalho das mulheres há algum tempo.

(Sonora)

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação