Projeto que obriga agressores de animais a bancar custos veterinários segue para sanção do governo

23/05/2022 18h02 | por Trajano Budola
Podcast Deputados aprovam redação final do projeto que obriga agressores a arcar com despesas veterinárias de animais agredidos.

Deputados aprovam redação final do projeto que obriga agressores a arcar com despesas veterinárias de animais agredidos.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Deputados aprovam redação final do projeto que obriga agressores a arcar com despesas veterinárias de animais agredidos.

A sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná contou com uma pauta de 12 projetos na tarde desta segunda-feira (23), entre eles um do deputado Paulo Litro (PSD), que obriga agressores de animais a arcarem com as despesas de tratamento dos animais agredidos.

A proposta foi aprovada em redação final e segue agora para a sanção, ou o veto, do Poder Executivo. Entre as penas a quem cometer maus-tratos aos animais está o ressarcimento à Administração Pública Estadual e às Associações de defesa animal pelos serviços de saúde veterinária.

O projeto prevê que, em caso de condenações que comprovem a agressão e maus-tratos aos animais, àqueles que tenham promovido agressões deverão acompanhar palestras de conscientização dadas por organizações de defesa animal. O custo destas palestras também será arcado pelo agressor. 

Também foi aprovado em redação final o projeto de lei que institui a Semana Estadual de Conscientização Sobre o Ciclo Menstrual. A iniciativa pretende garantir dignidade às adolescentes nas escolas públicas e mulheres que procuram atendimento de saúde, uma vez que é destinado às cidadãs em vulnerabilidade social e econômica. 

O projeto é assinado pelas deputadas Cristina Silvestri (PSDB), Mabel Canto (PSDB), Cantora Mara Lima (Republicanos), Luciana Rafagnin (PT), e pelos deputados Boca Aberta Junior (PROS), Goura (PDT), Luiz Claudio Romanelli (PSD) e Michele Caputo (PSDB).

 O deputado Luiz Cláudio Romanelli explicou porque é importante difundir a conscientização sobre o ciclo menstrual. 

SONORA LUIZ CLÁUDIO ROMANELLI 

Para apoiar a causa e celebrar a data, a Assembleia estará iluminada de vermelho ao longo de toda essa semana, entre os dias 23 e 28 de maio. O projeto de lei agora segue para sanção, ou veto, do Poder Executivo.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação