Reitor da UFPR pede apoio na Assembleia Legislativa para vacina 100% paranaense

04/05/2021 17h29 | por Trajano Budola
Podcast Reitor da UFPR, Prof. Dr. Ricardo Marcelo Fonseca, usou o grande expediente da sessão plenária para falar da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela instituição.

Reitor da UFPR, Prof. Dr. Ricardo Marcelo Fonseca, usou o grande expediente da sessão plenária para falar da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela instituição.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Reitor da UFPR, Prof. Dr. Ricardo Marcelo Fonseca, usou o grande expediente da sessão plenária para falar da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela instituição.

O reitor da Universidade Federal do Paraná, professor Ricardo Marcelo Fonseca, pediu durante a sessão plenária desta terça-feira (4) na Assembleia Legislativa do Paraná apoio para a conclusão dos testes de uma vacina contra a Covid 100% paranaense.

Ele explicou que o imunizante, que não vai depender de tecnologia e insumos estrangeiros, está na segunda fase de pesquisa e pode estar apta à aplicação na população já na metade do ano que vem.

SONORA RICARDO MARCELO FONSECA

O pedido de apoio foi acompanhado pela manifestação do presidente da assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), que elogiou a iniciativa dos pesquisadores paranaenses.

SONORA ADEMAR TRAIANO

A ida do reitor da UFPR ao Legislativo foi proposta pelo deputado Tadeu Veneri (PT). Ele falou dos avanços da universidade pública pela ciência durante a pandemia.

SONORA TADEU VENERI

A vacina desenvolvida pela Universidade Federal do Paraná utiliza a mesma plataforma tecnológica utilizada pelo agronegócio no combate a pragas com agrotóxicos menos agressivos.

Ela é a terceira mais avançada do país, atrás apenas da produzida pelo Instituto Butantan e pela USP de Ribeirão Preto.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação