Seguem para sanção do governador as alterações no processo de eleição na rede estadual de ensino

07/10/2020 18h39 | por Trajano Budola
Podcast Proposta do Poder Executivo que trata da definição de critérios, mediante a consulta à comunidade escolar, para a escolha de diretores foi aprovada na Assembleia Legislativa.

Proposta do Poder Executivo que trata da definição de critérios, mediante a consulta à comunidade escolar, para a escolha de diretores foi aprovada na Assembleia Legislativa.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Proposta do Poder Executivo que trata da definição de critérios, mediante a consulta à comunidade escolar, para a escolha de diretores foi aprovada na Assembleia Legislativa.

O projeto de lei do Poder Executivo que altera o processo de escolha dos diretores e diretores auxiliares das instituições da rede pública de educação foi aprovado em redação final pela Assembleia Legislativa do Paraná, na sessão plenária remota desta quarta-feira (7), e segue agora para a sanção do governador Carlos Massa Ratinho Junior.

O texto prevê, entre outros pontos, que os diretores poderão ser afastados em caso de insuficiência de desempenho da gestão administrativo-financeira, pedagógica ou democrática. Estabelece também, como requisito para registro de chapa nas eleições, que os candidatos devam fazer parte dos quadros das instituições a que pleiteiam os cargos há, no mínimo, seis meses.

A indicação dos diretores e diretores auxiliares das escolas de período integral será exclusiva do poder Executivo, assim como dos colégios cívico-militares. O primeiro secretário da Assembleia Legislativa, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB), explica que as alterações não ferem a consulta democrática à comunidade escolar.

SONORA LUIZ CLÁUDIO ROMANELLI

Para o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Hussein Bakri (PSD), o projeto foi construído de forma a contemplar as reinvindicações da comunidade escolar. Ele falou da exigência de cursos da Secretaria de Educação para os candidatos à direção.

SONORA HUSSEIN BAKRI

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