Todos os deputados assinam manifesto contra modelo de pedágio federal

06/04/2021 17h47 | por Cláudia Ribeiro
Podcast Deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB).

Deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB).Créditos: Dálie Felberg/Alep

Deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB).

 Depois de dez audiências públicas ouvindo a sociedade, (moradores e as entidades) do interior do Paraná, os deputados estaduais não tiveram dúvida: protocolaram um manifesto oficial contrário ao modelo de pedágio proposto pelo governo federal, através da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e do Ministério da Infraestrutura.  O documento foi protocolado na internet no último dia de consulta pública, juntamente com mais de quatro mil sugestões para alterações. 

 Capitaneados pela Frente Parlamentar Sobre o Pedágio, os 54 parlamentares assinaram o manifesto, que propõe, entre outras mudanças, o modelo de menor tarifa. Na prática, vence o leilão a empresa que oferecer a tarifa mais baixa.

 O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), que, ao longo das audiências, defendeu as mudanças durante as apresentações que fez, lembra que, se elas não ocorrerem, a Assembleia, com o aval do governo estadual, pretende retirar da proposta original as rodovias estaduais, que representam um terço da malha rodoviária incluída no projeto.

(Sonora)

Depois de se reunir com o governador, com o G7, grupo que representa o setor produtivo e com parlamentares, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas já voltou atrás em alguns pontos da proposta. O que o coordenador da Frente Parlamentar, o deputado Arilson Chiorato (PT), comemora. Mas avisa: ainda não é o suficiente e, se não houver consenso, após a análise que será feita pela ANTT do documento e dasmilhares de outras sugestões, os deputados vão buscar a justiça.

(Sonora)

Ele lembra que um  novo encontro,  que será remoto, e vai ouvir as lideranças e a comunidade de Paranaguá, no litoral do estado, acontece na próxima quinta-feira (8). O deputado Tercílio Turini (CDN), também  encaminhou diversas sugestões para a ANTT, principlamente em relação à região Norte, que representa na Assembleia. 

(Sonora)

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação