Trabalho integrado quer evitar irregularidades na vacinação

19/04/2021 16h19 | por Cláudia Ribeiro
Podcast As denúncias de “fura-fila” da vacina contra a Covid-19 foram tema da reunião da Frente do Coronavírus da Assembleia Legislativa.

As denúncias de “fura-fila” da vacina contra a Covid-19 foram tema da reunião da Frente do Coronavírus da Assembleia Legislativa.Créditos: Reprodução

A partir de uma integração entre órgãos de controle federais e estaduais, e com números da base de dados do SUS, chegaram ao Ministério Público do Paraná três tipos de supostas irregularidades em relação à aplicação de vacinas contra a covid-19 no estado:  uma lista com cerca de  pessoas já falecidas; de pessoas politicamente expostas, como vereadores, prefeitos e secretários municipais e que  teriam recebido mais de duas doses.  As informações foram repassadas, na manhã desta segunda-feira (19) aos deputados que integram a Frente Parlamentar do Coronavírus da Assembleia Legislativa do Paraná, pelo promotor de justiça, e coordenador do Centro de Apoio às Promotorias do Patrimônio Público,  Maurício Kalache. Ele alegou que elas estão sendo averiguadas e, portanto, ainda não foram comprovadas.

(Sobe som))

Também pelo Ministério Público do Paraná, o Caop  de Saúde pública, outras categorias de prováveis fura-filas foram citadas pelo promotor, Marco Antônio Teixeira.

(Sobe som)

Obter mais detalhes dos chamados fura-filas da vacina foi um dos motivos do debate no encontro desta segunda, que contou com o diretor geral da Secretaria estadual da Saúde (SESA), Nestor Werner Filho, Ivo Leonardchik, presidente do Cosems, que engloba os gestores municipais na área da saúde, e representantes do Tribunal de Contas e da Controladoria-geral do Estado.

O coordenador da Frente, deputado Michele Caputo (PSDB), aproveitou para lembrar que ele próprio, que é profissional da saúde, foi convidado a receber a vacina, mas que se recusou por não estar na linha de frente, mesmo sendo portador de diabetes.

(Sobe som))

De acordo com Raul Siqueira, controlador-geral do Estado, até março, a entidade já havia recebido mais de 600 denúncias. Ele falou sobre a fiscalização por supostas irregularidades na campanha de imunização contra a Covid-19 e enfatizou o trabalho da Controladoria na auditoria de recursos repassados ao Governo para a área de saúde.

(Sobe som)

Rafael Ayres, coordenador-geral de Fiscalização do Tribunal de Contas explicou que está sendo feito um trabalho preventivo de fiscalização desde janeiro, que inclui até mesmo saber se os municípios contam com um plano operacional de vacinação. E esse trabalho já surtiu resultados. Na parte de fiscalização, o Tribunal já notificou diversos municípios que teriam tido irregularidades na vacinação.

(Sobe som))

Segundo o diretor-feiral da Sesa, Nestor Werner Júnior, existe um cronograma do Ministério da Saúde no Plano Nacional de Imunização. O problema é que não há vacinas suficientes e esses grupos prioritários acabam mudando dependendo da situação. Aqui no Paraná, ele citou que a população pode acompanhar pelo site da Sesa em tempo real, o avanço da vacinação. Em seguida, mostrou como está o programa estadual de vacinação. Segundo o diretor, o Paraná está organizado para vacinar. Basta as vacinas chegarem.

(sobe som)

Os deputados Luciana Rafagnin (PT), Soldado Fruet (PROS), Emerson Bacil (PSL), Plauto Miró (DEM) e Requião Filho (MDB), fizeram questionamentos ao diretor-geral. Requião Filho e Plauto, em parceria com Fernando Francischini (PSL), são autores de um projeto de lei em tramitação na Assembleia, que pune os fura-filas da vacina. A esta proposta, foram anexadas outras  duas: uma do presidente da Casa, o deputado Ademar Traiano (PSDB), com o 1º secretário, Luiz Claudio Romanelli (PSB) e Alexandre Curi (PSB) e outra, do deputado Boca Aberta Júnior (PROS).