Notícia

Equipe da Escola do Legislativo participa de treinamento para aplicação de jogo educativo sobre eleições

22/09/2025 14:34
Victor Manfre

Na manhã desta segunda-feira (22), a equipe da Escola do Legislativo participou de um treinamento para a aplicação do Jogo da Eleição, um material elaborado por juristas eleitorais que tem como objetivo levar conhecimento sobre como funciona o processo político de uma eleição e conscientizar o sobre os malefícios da corrupção. A ação formativa aconteceu no Salão Nobre da ALEP. 

Branca Rocha, servidora da Escola do Legislativo responsável pela ação, afirmou: “Esse é um jogo educativo que incentiva boas práticas sociais e a conscientização sobre o voto responsável. Através dele, buscamos levar aos participantes uma reflexão sobre ética, respeito, participação política e o impacto de suas escolhas na comunidade. Mais que um jogo, é uma forma de formar cidadãos conscientes desde cedo.”

O advogado Roosevelt Arraes, um dos elaboradores do jogo, destacou a importância de sua aplicação: “O jogo tem como objetivo conscientizar os eleitores sobre as boas práticas na democracia e no processo eleitoral e, com isso, acredito que a Escola terá mais uma ferramenta para se aproximar da população, especialmente dos jovens eleitores, para mostrar que a Assembleia é a casa do povo e que é importante que o eleitor faça sua parte.” 

Entenda como funciona o Jogo da Eleição

Os participantes fazem o papel de candidatos e precisam passar por etapas que simulam uma campanha eleitoral. Entre os desafios estão a condução da propaganda, o enfrentamento de acusações, a participação em debates e a prestação de contas. A atividade busca levar aprendizado cívico e estimular a reflexão sobre a democracia e o respeito às leis. 

Compartilhar: