Notícia
Escola do Legislativo confirma realização da segunda edição do Parlamento Universitário em 2017
19/12/2016 10:29 21/04/2025 15:34 Por Eduardo SantanaPara a próxima edição do projeto, a direção da Escola pretende convidar, além dos estudantes de Direito, alunos de Comunicação Social – Jornalismo, para que estes também possam ter a experiência de cobertura do dia a dia da Casa, acompanhando as sessões plenárias e reuniões de comissões promovidas pelos deputados universitários.
“Já estamos entrando em contato com instituições de ensino para fazermos parcerias. O próximo evento deve ser ainda mais completo e envolver um número maior de estudantes”, disse o diretor da Escola do Legislativo e diretor Legislativo da Casa, Dylliardi Alessi.
Palestras, seminários e painéis – Neste ano de 2016 a Escola do Legislativo, que completou um ano de funcionamento, promoveu eventos com grandes nomes do Direito, abordando temas de relevância dentro do cenário político, social e jurídico brasileiro. Entre elas a palestra “Direitos Humanos: Universalidade e Ambiguidades na Hora Atual”, com o jurista Francisco Rezek, que foi ministro do Supremo Tribunal Federal de 1983 a 1990 e de 1992 a 1997; juiz da Corte Internacional de Justiça, de 1997 a 2006; e ministro das Relações Exteriores do Brasil, de 1990 a 1992.
Estudantes do ensino superior tiveram contato com a Escola do Legislativo através do “I Seminário da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) – Poder Legislativo e Democracia Contemporânea”, evento promovido em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Eleições – Em 2016, a Escola do Legislativo também promoveu, em parceria com a Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst), uma série de palestras em Curitiba e no interior do estado, sobre as mudanças na legislação eleitoral para as eleições de 2016.
A Reforma Eleitoral também foi tema de um painel realizado pela Escola do Legislativo. Os debates, mediados pelo professor de Direito Constitucional e coordenador do Curso de Especialização em Inteligência Eleitoral das Faculdades OPET, Denian Couto Coelho, contaram com a participação dos especialistas em Direito Constitucional e Eleitoral Rogério Carlos Born, Orlando Moises Fischer Pessuti, Horácio Monteschio e Paulo Valério.
Ainda no tema das eleições, a Escola do Legislativo organizou o curso “Regras da Propaganda Eleitoral 2016 – Redes Sociais e Cobertura Jornalística”, ministrado pelo coordenador de Comunicação Social do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), o jornalista Marden Machado.
História – O centenário da assinatura do Acordo de Limites entre o Paraná e Santa Catarina, que colocou um ponto final na Guerra do Contestado, foi igualmente abordado pela Escola do Legislativo. Em outubro, duas palestras sobre o tema foram proferidas pelo presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná e desembargador aposentado do Tribunal de Justiça, Paulo Roberto Hapner; e pelo professor de História há mais de 30 anos, mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná, Renato Mocellin.
PPPs - Aspectos técnicos das políticas de Parcerias Público-Privadas (PPPs) e concessões foram abordados em um evento realizado no último mês de novembro. O evento, voltado especialmente para agentes públicos de administrações municipais, reuniu especialistas da empresa de consultoria EY (antiga Ernst & Young), da Estruturadora Brasileira de Projetos (EBP) e da Procuradoria do Estado do Paraná.
Fonte: Assessoria de Imprensa (41) 3350-4188 ou 4049