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Escola do Legislativo promoveu palestra sobre legislação eleitoral com o jornalista Marden Machado
09/03/2016 18:22 01/05/2025 18:51 Por Sandra C. PachecoMarden iniciou sua exposição abordando algumas das principais mudanças na legislação que vai nortear as eleições deste ano, entre as quais estão a realização das convenções partidárias entre 20 de julho e 5 de agosto, a redução do prazo de filiação de um ano para seis meses e do tempo de campanha de 90 para 45 dias, com início estabelecido para o dia 16 de agosto e encerramento no dia 1º de outubro, véspera do pleito. A propaganda gratuita em rádio e televisão é outro ponto que sofreu alterações importantes: ficou reduzida a 33 dias, de 26 de agosto a 30 de setembro, dividida em dois blocos diários de dez minutos cada, inteiramente dedicados aos candidatos majoritários e 60 minutos de inserções ao longo do dia, com 60% do tempo destinado aos candidatos majoritários e 40% aos vereadores.
Horário gratuito reduzido – Ele concordou que a divisão do horário vai fazer com que alguns postulantes à Câmaras Municipais não façam mais que uma ou duas aparições ao longo de todo o período. Observou que além da proibição de financiamento por parte de empresas, os postulantes a cargos políticos também deverão estar atentos ao limite de gastos determinado pela Justiça Eleitoral. No caso de Curitiba, por exemplo, o limite máximo para os candidatos à Prefeitura é de R$ 7.155.353,85, e para os postulantes a uma vaga no Legislativo municipal é de R$ 348.159,67. As prestações de contas referentes ao 1º turno têm prazo até o dia 1º de novembro para serem feitas, e as resultantes de 2º turno – onde houver – até o dia 19 de novembro.
Os pedidos de registros de candidaturas deverão ser feitos até às 19 horas do dia 15 de agosto, reduzindo também o tempo para análise e julgamento de recursos. Isso significa que o candidato às voltas com algum tipo de ação judicial poderá realizar toda a campanha sub-judice. A propaganda de rua (folhetos, carreatas, caminhadas, bandeiras, internet) estará liberada a partir do dia 10 de agosto, encerrando-se impreterivelmente às 2 2horas do dia 30 de setembro. Os cavaletes, considerados os “vilões” da eleição passada, estão proibidos.
Boa parte dos participantes da palestra externaram dúvidas a respeito da massiva utilização da internet como ferramenta de divulgação das candidaturas, principalmente diante dos altos custos da campanha e da dificuldade de captação de recursos. Marden explicou que não há restrições ao uso das redes sociais desde que respeitados os prazos e os limites legalmente definidos. Seu uso estará aberto a partir do dia 16 de agosto e os eventuais abusos constatados pela Justiça Eleitoral sofrerão as punições cabíveis. A diplomação dos candidatos eleitos em Curitiba está marcada para o dia 19 de dezembro, às 16 horas, no Teatro da Universidade Positivo. Ao final da exposição do coordenador de Comunicação Social do TER-PR a diretora de Comunicação da Assembleia Legislativa, jornalista Katia Chagas, lembrou que o inteiro teor da palestra estará à disposição dos interessados no You Tube e no site da Assembleia Legislativa (www.alep.pr.gov.br).