A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná criou, por meio da Resolução nº 2, de 7 de março de 2023, o Prêmio Rosy de Macedo Pinheiro Lima, como forma de reconhecimento público às mulheres que se destacam em suas áreas de atuação e contribuem para o desenvolvimento social, político, econômico e cultural do Estado.
O prêmio leva o nome de Rosy de Macedo Pinheiro Lima, primeira mulher a exercer o mandato de deputada estadual no Paraná, sendo um marco na história política do Estado e um símbolo de pioneirismo e representação feminina no Parlamento. A escolha do nome é uma homenagem à sua trajetória inspiradora e à abertura de caminhos para tantas outras mulheres na vida pública. Com esta iniciativa, a Assembleia Legislativa reafirma seu compromisso com a promoção da igualdade de gênero, o reconhecimento do protagonismo feminino e a valorização das contribuições das mulheres à sociedade paranaense.
Três anos reconhecendo mulheres que fazem a diferença no Paraná
Mais dez mulheres paranaenses foram reconhecidas por suas contribuições excepcionais, consolidando o prêmio como tradição anual.
Dez mulheres paranaenses receberam o prêmio, cada uma homenageada por uma deputada da Bancada Feminina.
Sessão solene que concedeu o Título de Cidadania Honorária do Estado do Paraná à ex-governadora e ex-deputada estadual e federal.
Entrega do Prêmio pela Bancada Feminina no Grande Expediente da Sessão Plenária.
A Bancada Feminina homenageou 11 colaboradoras da Assembleia Legislativa que contribuíram com o funcionamento da casa de leis.
Edição especial do prêmio foi marcada pela própria Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, que realizou a entrega da homenagem às 10 deputadas estaduais que compõe a Bancada Feminina, em reconhecimento à atuação, ao compromisso institucional e à contribuição de cada uma para o fortalecimento do Parlamento paranaense e da representação feminina na Casa de Leis.
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná @ 2025 | Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia