Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

4º Comando Regional da PM terá a missão de planejar e organizar estratégias de policiamento

O 4º Comando Regional da Polícia Militar de Ponta Grossa, inaugurado pelo governador em exercício Flávio Arns, nessa segunda-feira (29), fará o policiamento de 70 municípios da região, que juntos possuem mais de 1,7 milhão de habitantes. A sede do comando, que foi criado em fevereiro e funcionava nas dependências do 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM), está localizada na Rua Penteado de Almeida, 569, centro da cidade.
A unidade é responsável pela coordenação dos setores administrativo e operacional do 1º e 16º Batalhões, de Ponta Grossa e Guarapuava; e das Companhias Independentes de Telêmaco Borba, União da Vitória, Lapa e Irati.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, disse que a instalação do 4º Comando traz benefícios para a região porque descentraliza as ações do Polícia Militar, principalmente dando maior autonomia orçamentária e de execução financeira. “Isso significa mais capacidade de planejamento operacional, mais capacidade de desenvolvimento das ações de prevenção e mesmo de repressão desenvolvidas pela Polícia Militar”, falou.
Segundo o secretário, o Comando Regional possui uma estrutura que permite que exerça seu papel institucional, sendo um órgão de articulação das ações da Polícia Militar na região.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcos Teodoro Scheremeta, também destacou a importância da descentralização do Comando Regional. “Agora as pessoas que vivem nos municípios da região não precisam mais ir a Curitiba para tratar dos problemas de segurança pública. Esses problemas podem ser tratados no Comando Regional de Ponta Grossa, e assim serão resolvidos localmente”, disse.
O 4º Comando Regional de Ponta Grossa está sob a responsabilidade do comandante Marco Aurélio Czerwonka que explicou que a sede inaugurada nessa segunda-feira não terá a missão de atender ocorrências e sim planejar e organizar estratégias de policiamento.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação