Geração Atitude

O projeto Geração Atitude tem como objetivo apoiar a formação cidadã de estudantes paranaenses da rede estadual de ensino, promovendo a cidadania, a participação política e o protagonismo juvenil. Desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Paraná e o Ministério Público do Paraná com apoio da Secretaria de Estado da Educação, Tribunal de Justiça do Paraná e do Governo do Estado, o Geração Atitude está presente nas escolas públicas de ensino médio, localizadas nas áreas de atuação dos 32 Núcleos Regionais de Educação do Paraná. As ações do projeto buscam despertar o interesse dos jovens para temas como Cidadania, Democracia, Política, Eleições, Voto Consciente e o funcionamento do Ministério Público e dos Poderes Legislativo, Judiciário e Executivo. Compreendendo melhor esses assuntos, os estudantes podem tornar-se agentes transformadores da realidade, participando de discussões que envolvam sua escola, bairro, cidade, estado e o país.

O projeto Geração Atitude será dividido em duas ações:

GERAÇÃO NA ESCOLA - Professores, assessores legislativos, promotores e juízes, em conjunto com as equipes pedagógicas das escolas, desenvolverão palestras e debates. Aos professores caberá trabalhar o conteúdo do Guia do Cidadão com os alunos e aos promotores, juízes e assessores realizar palestras nas escolas.

CARAVANA DA CIDADANIA - Concurso que vai selecionar as 32 melhores propostas de Projetos de Lei, apresentadas por estudantes e orientadas por professores. Os autores dos melhores projetos selecionados por uma banca receberão como reconhecimento uma viagem a Curitiba onde conhecerão o funcionamento dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.


Guia do Cidadão

Publicação que concentra, em linguagem didática, informações sobre Democracia, Política, Eleições, Voto, Cidadania. O Guia aborda as funções de todos os Poderes e o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro. A publicação está disponível na versão digital com reprodução e utilização livre por todos os interessados. O material foi produzido pela Assembleia Legislativa do Paraná em parceria com o Ministério Público do Paraná e o Tribunal de Justiça do Paraná.

  • Caravana da Cidadania
  • Confira os vídeos do Geração Atitude
  • Guia do Cidadão

Vídeos Explicativos

< script src = "https://assets.assembleia.pr.leg.br/js/geracao/yt-script.min.js" >

Notícias

>> Acesse todas as notícias

Fotos

>> Acesse todas as fotos

Vídeos

Acesse todos os vídeos >>

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação