Planejamento Estratégico INSTITUCIONAL

A ALEP representa o povo do Paraná e deve responder aos anseios e demandas dos cidadãos, legislando, fiscalizando e representando em favor do povo.

Com o objetivo de atingir sua missão institucional e compatibilizar suas funções constitucionais, a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná está iniciando a elaboração de um Plano Estratégico.

Este planejamento, que prevê ações de curto, médio e longo prazo, será feito de maneira participativa com a colaboração de representantes de todas as unidades da ALEP.

O planejamento estratégico é um processo contínuo e sistemático de tomada de decisão com base no conhecimento de suas atividades e da vontade popular, incluindo esforços necessários para aplicar as decisões necessárias, medir resultados e prover medidas práticas de atendimento ao interesse público.

Inicialmente, desenvolvemos o MAPA ESTRATÉGICO que engloba a Declaração Norteadora, a Missão, a Visão, os Valores e os Objetivos Estratégicos que servirão de referencial comum de fácil compreensão para todos e de base para a elaboração dos Objetivos e Ações Estratégicas desta Casa de Leis.

MAPA ESTRATÉGICO

DECLARAÇÃO NORTEADORA

Ser uma Casa de Leis respeitada e reconhecida nacionalmente pela busca constante da excelência no atendimento aos anseios da população paranaense.

MISSÃO

Conduzir os processos legislativos condizentes às matérias de competência do Estado, nos termos do artigo 53 da Constituição Estadual; Fiscalizar e controlar os Atos do Executivo; Zelar e responder pela organização administrativa de seus próprios serviços; Exercer competência judicial quando do julgamento de governador e secretários de Estado nos crimes de responsabilidade.

VISÃO

Ser referência como Casa Legislativa transparente e eficiente no exercício de suas funções constitucionais, com efetiva participação da sociedade, buscando excelência no exercício da governança e gestão pública.

VALORES

Transparência; Democracia; Ética; Busca da Excelência; Respeito ao interesse público; Valorização do capital humano.

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

Modernizar e dinamizar os procedimentos executados no âmbito administrativo, propiciando economia e rapidez e avanços significativos nos trabalhos dos Parlamentares, fornecendo ferramentas e suporte para o máximo aproveitamento de suas funções, visando a melhoria do serviço público.

Realizar todos os procedimentos necessários, desde o planejamento de ações, como a execução de trabalhos, buscando legislar sobre matérias do Estado e ainda fiscalizar ações do Governo.

Realizar construções, reformas, conservação, manutenção, instalações e ampliações dos edifícios e de outros imóveis, assegurar a estrutura dos serviços indispensáveis ao atendimento das necessidades de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), contribuindo para a melhoria das informações estratégicas, controles gerenciais, agilização de processos e decisões, mediante aquisições de bens permanentes, desenvolvimento de sistemas e capacitação de pessoal.

Dar ampla transparência e publicidade às ações do poder legislativo por meio de uma gestão de política de comunicação institucional.

Realizar estudos, o planejamento, a conceituação, a concepção, a criação, a execução interna, a intermediação e a supervisão da execução externa e a distribuição de publicidade aos veículos e demais meios de divulgação, inclusive digital, com o intuito de atender aos princípios da publicidade e transparência, ao direito à informação, de difundir iniciativas e instruções, de informar o público em geral e ampliar a participação da sociedade paranaense no funcionamento da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná.

Fomentar a representatividade de todos os segmentos da Sociedade.

Realizar Audiências Públicas com participação Popular na elaboração das leis.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação