
Pela primeira vez, a cidade de Campo Mourão, na região Centro-Oeste do Paraná, vai receber a Assembleia Itinerante, projeto da Assembleia Legislativa do Estado que tem como objetivo aproximar o Parlamento da população do interior. A 23ª edição do programa será realizada nos dias 5 e 6 de junho, durante a Feira do Agronegócio, Tecnologia e Inovação (FATI), um dos maiores eventos do setor na região.
Criada em 2023, a Assembleia Itinerante busca reduzir a distância entre a capital e o interior, permitindo que moradores e entidades locais apresentem reivindicações, pedidos e sugestões diretamente aos deputados estaduais. Até o momento, mais de 5,5 mil demandas já foram recebidas por meio da iniciativa, muitas delas transformadas em ações efetivas.
A programação inclui uma sessão especial na quinta-feira (5), às 18 horas, na qual o Poder Legislativo prestará homenagens a personalidades locais e abrirá espaço para que moradores e representantes de entidades da cidade e da região apresentem suas demandas diretamente aos deputados estaduais.
“Muitos desses pedidos já viraram realidade. A Assembleia está mais próxima de quem nos elegeu e de quem representamos de fato. Essa é a nova gestão da Assembleia Legislativa do Paraná: protagonista e presente no desenvolvimento da economia e na melhoria da vida das pessoas, sejam elas do interior ou da capital”, afirmou o presidente da Alep, deputado Alexandre Curi (PSD).
Cidadania
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) estará presente com atendimentos gratuitos à população, oferecendo emissão de título de eleitor para maiores de 15 anos, transferência de domicílio eleitoral, revisão cadastral e quitação de multas por ausência nas eleições, no valor de R$ 3,51 por turno. Já a Defensoria Pública do Paraná prestará orientação e atendimento jurídico gratuito em diversas áreas, como direito de família, sucessões, registros públicos, direito cível, fazenda pública, infância e juventude (nas esferas cível e infracional), violência doméstica e familiar contra a mulher, além de direito criminal e execução penal.
Serviço
Local: Estande da Assembleia Legislativa do Paraná – FATI, Campo Mourão
Datas: 5 e 6 de junho
Sessão especial: 5 de junho, às 18h