Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Assembleia Recebe Inscrição do Primeiro Candidato a Conselheiro No Tribunal de Contas

O primeiro candidato à vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná é o procurador do Ministério Público de Contas Gabriel Guy Léger. O protocolo de inscrição foi feito na manhã desta sexta-feira (6), na Assembleia Legislativa. O procurador, que já havia disputado a eleição em 2008, quando os parlamentares aprovaram o nome de Maurício Requião, espera que o processo agora seja tratado com mais objetividade. “Apresentei a minha ficha funcional, documentos pessoais e já protocolei a inscrição. Espero que sejam adotados critérios mais objetivos”, disse Léger.
De acordo com ele, para as vagas ao Tribunal de Contas referentes à decisão do Poder Legislativo, o Ministério Público de Contas vem recomendando a participação de integrantes do órgão. “É uma decisão já do Ministério Público do Tribunal de Contas que as vagas do Legislativo tenham participação do corpo técnico. Mas a sociedade precisa saber que qualquer pessoa pode se candidatar. Agora é esperar o processo andar, para na sequência passar pela sabatina da Assembleia”.
Os critérios para a disputa da vaga para conselheiro do Tribunal de Contas, definidos pela Constituição Estadual, determinam que o candidato tenha pelo menos 35 anos de idade, notórios conhecimentos jurídicos, econômicos, financeiros ou de administração pública, comprovados em atuação profissional de pelo menos dez anos, assim como idoneidade moral e reputação ilibada.

Segundo candidato - Até o final da tarde de sexta-feira foi registrada ainda uma segunda candidatura ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, representada pelo advogado Tarso Cabral Violin.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação