Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Audiência pública debate saúde mental de bancários e financiários no Paraná

Encontro é proposto pela deputada Ana Júlia (PT), coordenadora da Frente Parlamentar de Promoção da Saúde Mental.

Créditos: Arte: Mylena Oliveira

A pressão por metas abusivas, o medo constante de demissões e situações de assédio moral vêm provocando o adoecimento físico e emocional de milhares de bancários e financiários em todo o Brasil. Para discutir esse cenário alarmante, será realizada no dia 20 de maio, das 9h às 12h, uma audiência pública com o tema “Medo, pressão e assédio: a saúde mental dos bancários e financiários”, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba.

A audiência é uma iniciativa da deputada estadual Ana Júlia Ribeiro, em parceria com a Frente Parlamentar de Promoção da Saúde Mental, da qual é coordenadora, e o Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e região (SEEB Curitiba).

O evento tem como objetivo dar visibilidade ao sofrimento psíquico vivenciado diariamente por esses trabalhadores, que atuam sob intensa pressão por produtividade, frequentemente expostos a práticas abusivas no ambiente de trabalho. O resultado é o aumento de casos de estresse, ansiedade, depressão e síndrome de burnout na categoria.

Estarão presentes representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), sindicatos, entidades de classe, profissionais da saúde mental e trabalhadores, em um espaço de escuta, mobilização e construção de políticas públicas que garantam dignidade, segurança e cuidado à saúde mental dos profissionais do setor financeiro.

A audiência é aberta ao público e será transmitida ao vivo pelo YouTube da Assembleia Legislativa do Paraná e pela TV Assembleia. A participação da sociedade civil, dos trabalhadores e de representantes institucionais é fundamental para fortalecer a luta por ambientes de trabalho mais humanos e seguros.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação