Bom humor se tornou a marca de Dr. Batista Deputado, que é médico, deixa a Assembleia em 2023 e um legado de alegria, bom humor e parceria com os colegas e com o público, que assistiu dentro e fora da Casa de Leis às suas palestras sobre Medicina Preventiva.

05/01/2023 13h17 | por Claudia Ribeiro
Deputado Dr. Batista (União).

Deputado Dr. Batista (União).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputado Dr. Batista (União).

Quatro mandatos como deputado estadual, 12 anos presidindo a Comissão de Saúde Pública da Assembleia Legislativa do Paraná. Nesse período, Manoel Batista da Silva Junior, ou apenas Dr. Batista (União), fez um trabalho voltado para a área da saúde, principalmente para os menos favorecidos. Deixa a Casa de Leis a partir de 2023 com uma avaliação positiva. “Eu procurei direcionar meu mandato para promover melhorias na área da saúde, porque sou médico e nunca deixei de exercer a medicina, mesmo enquanto deputado estadual, buscando ajudar os menos favorecidos”, destaca o paulista nascido em Pompéia, e maringaense de coração e alma.

Bem-humorado, Dr. Batista, que é especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo há mais de 30 anos, relembra conquistas na área, como o fim das filas para transplante de córneas no Paraná, das diversas reuniões e audiências públicas com a presença de autoridades do segmento, a melhoria no atendimento de hospitais públicos, filantrópicos e privados e os debates promovidos para diminuir os graves problemas desta área tão relevante para as pessoas e para o estado. Ele só lamenta o quanto a covid-19 ceifou vidas nestes últimos dois anos. “Fico muito triste pelo fato de terem morrido tantas pessoas no nosso país e no Paraná. Por isso, sou a favor da ciência, da vacina, e, sempre que posso, exalto o trabalho dos profissionais da saúde que estiveram na linha de frente nesse período”, diz.

O parlamentar usou o conhecimento acumulado em milhares de cirurgias para fazer palestras com o tema “Medicina Preventiva” em escolas, empresas, igrejas e também, periodicamente, para funcionários da Assembleia Legislativa. “Meu objetivo é ajudar na prevenção de doenças, que, com a adoção de uma vida saudável e visitas aos médicos, poderiam ser evitadas. Eu falo de forma bem-humorada de um assunto sério, porque quero que o público entenda a importância que tem a prevenção para uma vida longa e feliz”, conta.

Carreira

Dr. Batista começou na política como vereador de Maringá em 1993 e foi reeleito para a função em 1997. Na época, o vereador mais votado da história politica do município do Noroeste do Paraná. Foi eleito deputado estadual pela primeira vez, pelo PMN, em 2006, com 26.174 votos. Permaneceu no partido por um longo período, até migrar para o Democratas, que se fundiu com o União brasil em 2022.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação