Defesa da cadeia leiteira do Paraná passa pelo apoio aos pequenos produtores, avalia deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD)

07/05/2024 19h19 | por Assessoria Parlamentar

Romanelli destacou as medidas tributárias aprovadas recentemente para frear a importação de leite em pó e mozarela, com aumento do ICMS sobre as operações.Créditos: Orlando Kissner/Alep

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) ressaltou nesta segunda-feira, 6, a importância da Assembleia Legislativa atuar em defesa dos produtores que integram um setor muito importante para a economia do Paraná. “É necessário, sim, atuar em defesa da cadeia leiteira paranaense”, afirmou Romanelli na audiência pública “Desafios e Soluções para o Setor Leiteiro no Paraná”, realizada no plenário do legislativo estadual.

Romanelli destacou as medidas tributárias aprovadas recentemente para frear a importação de leite em pó e mozarela, com aumento do ICMS sobre as operações. A alíquota já passou a 7% e no ano que vem a importação será taxada com a alíquota cheia de 19,5%.

A importação de produtos argentinos, afirma Romanelli, é uma concorrência injusta que afeta, principalmente, a agricultura familiar. “O grande produtor, que tem tecnologia e fez investimento em melhorias genéticas para ampliar a produtividade, ainda tem um preço de venda razoável. O problema está no pequeno produtor, que tem um custo alto de produção e baixa produtividade”.

O deputado lembrou que desde que ingressou na vida pública acompanha o processo da bacia leiteira paranaense e interagiu muito com o setor quando foi secretário do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, responsável pelo programa Leite das Crianças entre 2011 e 2014. “Falo com conhecimento de causa e sei que o governo estadual tem feito muitos movimentos para melhorar a situação da bacia leiteira ao longo dos últimos anos”, disse.

Associativismo

Romanelli considerou, contudo, a necessidade de ampliar os esforços na mudança de processos, principalmente na agricultura familiar. “Talvez seja necessário, em alguns setores, fazer uma revolução cultural para que todos possam entender a importância do investimento em tecnologia, em genética, em logística”, avaliou.

“Indiscutivelmente, temos que nos debruçar sobre um projeto governamental de apoio à agricultura familiar envolvida na cadeia do leite. O desafio é fazer esta formulação e também estimular o associativismo, para reduzir custos de produção e criar melhores condições de negociar preços de insumos e de venda da produção. É preciso investimento em produtividade e isso não se resolve no curto prazo. É algo de médio e longo prazo, mas sustentável”, avaliou Romanelli.

Produtividade

A audiência pública foi proposta pelo deputado Alexandre Curi (PSD) e teve manifestações do secretário Norberto Ortigara (Agricultura e Abastecimento) que representou o governador Ratinho Junior (PSD). Ortigara observou que o Paraná tem ilhas de excelência na bacia leiteira, mas há bastante espaço para buscar mais produtividade.

O secretário Ricardo Barros (Indústria, Comércio e Serviços) disse que vai estudar e elaborar soluções para que o segmento leiteiro tenha melhores resultados. Para o médico veterinário Eduardo Lucacin, da Associação de Produtores Rurais de Moreira Sales (Aprosales), é fundamental analisar os problemas estruturais e encontrar meios para evitar a queda da renda no campo.

“Precisamos combater a importação e implementar um sistema de rastreabilidade”, defendeu Luciano Caetano da Silva, da Associação dos Produtores de Leite de Pérola (Aperoleite). Além da importação legal, o delegado da Polícia Federal, Algacir Mikalovski, falou sobre as ações de fiscalização para reprimir o contrabando de leite.

O presidente da Comissão Técnica de Bovinocultura de Leite da Federação da Agricultura do Paraná (Faep), Ronei Volpi, entende que existem uma série de problemas que precisam ser analisados para melhorar a situação da cadeia leiteira porque que a produção de lácteos gera milhões de empregos, e produtores de praticamente todos os municípios paranaenses estão passando por uma das piores crises da história.