
O deputado estadual Goura (PDT) se reuniu, nesta quarta-feira (20), com três prefeitos do Litoral Paranaense: Maurício Sense (Podemos) de Guaratuba, Rudão Gimenes (MDB) de Pontal do Paraná e Júnior Brindaroli de Morretes (PSD). Na pauta, a formulação de políticas públicas para promover o cicloturismo com o objetivo de fomentar a economia local e o desenvolvimento sustentável dos municípios.
“Com 14 leis aprovadas e um projeto de lei tramitando, o Paraná é o estado com mais leis relacionadas ao cicloturismo do país. Precisamos colocá-las em prática. Tirar do papel para o chão. E foi exatamente sobre isso que fomos conversar com os três prefeitos nesta quarta”, comentou o deputado Goura.
Lei do Circuito Cicloturístico do Litoral
O deputado lembrou que aprovou a Lei 20.196/2020, que institui o Circuito Cicloturístico do Litoral do Paraná, que cria um circuito regional integrado entre Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná.
Os objetivos são incentivar o uso da bicicleta e o turismo ecológico, valorizar cultura e atrativos locais, promover saúde e bem-estar, estimular arranjos produtivos e a economia litorânea e favorecer mobilidade e acessibilidade.
Guia de rotas de cicloturismo
Goura também apresentou aos prefeitos o Guia de Sinalização para Rotas de Cicloturismo e Trilhas de Ciclismo de Montanha lançado recentemente. "Esse guia traz informações desde projetos até a implementação e manutenção de sinalização de trajetos voltados ao turismo com bicicletas", explicou.
A publicação é resultado da parceria da Aliança Bike, Rede Brasileira de Trilhas, Observatório do Cicloturismo, Instituto Chico Mendes e Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. A versão digital está disponível na biblioteca do Instituto Chico Mendes.
Guaratuba
Na conversa com o prefeito Maurício Sense, o deputado reafirmou a importância de se tirar do papel os projetos de circuitos e rotas cicloviárias, além de se criar políticas públicas municipais através das prefeituras e câmaras municipais.
“Temos a Lei do Circuito Cicloturístico do Litoral que envolve todos os sete municípios do litoral. Também o projeto da Rota Caiçara, que aos poucos vai se consolidando. Mas também precisamos das iniciativas locais e as prefeituras e câmaras são fundamentais para isso”, comentou Goura.
Goura entregou ao prefeito Sense minuta para a criação da Lei do Cicloturismo de Guaratuba, que regulamenta a atividade e a criação de circuitos e rotas oficiais. Entre as ações estão: definir traçados locais integrados, implantar sinalização oficial do circuito, mapear e divulgar atrativos e serviços e formar consórcios e parcerias com a iniciativa privada.
“Essa iniciativa tem que ser do Executivo Municipal, articulada com as secretarias municipais e contar com o apoio da Câmara Municipal”, explicou Goura, dizendo que ao propor uma lei municipal o prefeito também mobiliza muitos outros atores para debater e fomentar o cicloturismo.
O prefeito lembrou da Ciclorrota Vale do Descoberto, que integra o programa Pedala Paraná, e que é uma rota oficial de cicloturismo, com 24 km aproximadamente, sinalizada pelo estado, com apoio local. “É de nosso total interesse promover o cicloturismo em Guaratuba. Temos rotas a serem criadas e consolidadas”, disse Sense.
O prefeito lembrou que os secretários de Cultura e Turismo, Luiz Michaliszyn; e de Esportes, Fábio Bilek, são entusiastas da bicicleta e têm no cicloturismo uma forma de promover a economia local. “Nossa vocação é o turismo. Essa indústria que deve ser direcionada para beneficiar a economia e o desenvolvimento local”, comentou.
Pontal do Paraná
O prefeito Rudão Gimenes recebeu o deputado Goura acompanhado da secretária Desenvolvimento Econômico e Turismo, Luciana Goldschimitt, da Costa; do secretário de Meio Ambiente, pesca e agricultura, Jackson César Bassfeld e do diretor de Turismo, Cassiano Lopes.
“É muito importante receber a visita do deputado Goura para tratarmos de um assunto no qual ele tem se dedicado há muito tempo e conhece profundamente o tema do cicloturismo. Não há dúvidas de que vamos prosseguir com essa cooperação e desenvolver ainda mais o cicloturismo em Pontal”, destacou Rudão.
O deputado Goura também entregou ao prefeito Rudão uma minuta para a criação da Lei do Cicloturismo de Pontal do Paraná. “Aqui em Pontal, são várias obras de infraestrutura de grande porte que devem ter ciclovias. Com uma lei municipal de cicloturismo essas ciclovias poderão ser integradas aos circuitos e rotas”, informou Goura.
Pontal do Paraná também tem uma ciclorrota em desenvolvimento pelo programa Pedala Paraná. É a Ciclorrota Guaraguaçu, um percurso com 18,2 km, que segue pela Estrada do Rio Guaraguaçu, passando pela Aldeia Guarani Karaguatá Poty e pela área dos sambaquis.
“Nosso mandato está colaborando com a Prefeitura de Pontal do Paraná para elaborar um diagnóstico da situação da ciclomobilidade no município e estamos trabalhando em parceria para o desenvolvimento do cicloturismo no nosso litoral”, destacou Goura.
Morretes
“O deputado Goura é referência no tema cicloturismo e suas iniciativas em favor do cicloturismo no litoral fortalecem Morretes e dialogam com nossas prioridades”, declarou o prefeito de Morretes Júnior Brindaroli.
Para ele, o trabalho pelo cicloturismo no litoral está alinhado com as propostas do deputado e da sua gestão em favor de rotas seguras, sinalização e integração com a economia local. “Quero registrar meu reconhecimento ao deputado Goura pelo apoio ao cicloturismo no litoral.”
“Morretes tem um potencial incrível para o cicloturismo, com a possibilidade de oferecer circuitos e ciclorrotas com muita diversidade, não só de paisagens, mas de objetivos, que podem ser desde passeios leves até aqueles mais radicais para quem gosta de desafios”, comentou.