Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Deputados aprovam projeto que trata da exploração de árvores nativas

Deputado Nereu Moura (PMDB) autor do projeto
Deputado Nereu Moura (PMDB) autor do projeto Créditos: Nani Gois
Assegurar aos proprietários rurais o direito de explorar economicamente a madeira de árvores nativas vítimas de causas naturais como ventos, tempestades, raios e doenças. Este é o objetivo do projeto de lei nº 190/11, de autoria do deputado Nereu Moura (PMDB), aprovado nesta quarta-feira (24), em primeira discussão, durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa.
De acordo com o projeto, a liberação da exploração “ocorrerá após a vistoria do órgão competente, respeitadas as normas estabelecidas pela resolução conjunta Ibama/Sema/IAP nº 007 (de 18 de abril de 2008)”. Nereu Moura justifica a iniciativa argumentando que “muitos agricultores estão tendo prejuízos devido à exigência de leis ambientais que dificultam a retirada de árvores para destinação apropriada nas propriedades rurais. Atualmente, as árvores que caem ou secam devido a ocorrências de causas naturais não podem ser aproveitadas economicamente”, frisa.
Reavaliação - “É frustrante ao agricultor que tanto precisa de madeira para melhorar a sua propriedade ter que presenciar uma árvore, às vezes centenária, apodrecer no solo sem ser utilizada”, acrescenta. O parlamentar explica ainda que os produtores rurais precisam investir em melhorias em suas propriedades: “Uns necessitam construir uma casa para morar ou uma garagem para guardar as máquinas agrícolas; outros precisam construir um chiqueiro, um estábulo, um aviário, uma leiteira para diversificar sua produção e aumentar a lucratividade de sua propriedade”.
Por isso, Moura entende que há necessidade de uma reanálise nos procedimentos administrativos atualmente adotados pelos órgãos ambientais, no sentido de permitir que o produtor possa utilizar esses recursos naturais “sem maiores burocracias e com maior agilidade”.
Na sessão plenária desta quarta-feira os deputados aprovaram seis projetos de lei e 80 indicações parlamentares.


Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação