Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Deputados querem ampliar discussão sobre informação de baixa em cadastros de restrição ao crédito

Reunião da Comissão de Defesa do Consumidor.
Reunião da Comissão de Defesa do Consumidor. Créditos: Nani Gois/Alep
A Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa realizou audiência nesta terça-feira (11) para discutir o projeto de lei nº 730/11, de autoria do deputado Teruo Kato (PMDB), dispondo sobre a obrigatoriedade de empresas públicas, privadas e sociedades de economia mista notificarem o consumidor quando da exclusão do seu nome nos cadastros de restrição ao crédito. A reunião contou com a presença de representantes do Serasa e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Um documento será formalizado pela comissão e enviado aos diferentes órgãos que atuam neste segmento, para pronunciamento sobre o tema.

Na opinião do autor do projeto, o objetivo do debate na Casa é aperfeiçoar a proposta para que, caso se torne lei, ela possa ser aplicada de maneira objetiva e traga resultados ao consumidor. “Queremos com a iniciativa assegurar que o consumidor, toda vez que houver baixa nos débitos, seja informado da exclusão do cadastro de restrição. Isso facilita ao cidadão e evita constrangimentos. Agora vamos amadurecer a proposta, aprimorar e esgotar a discussão, e caso necessário faremos emendas, até para que possa haver a aplicabilidade da lei no futuro, em caso de aprovação”, disse o parlamentar.

Segundo o projeto, a falta de notificação da exclusão do cadastro por meio de Aviso de Recebimento (AR) sujeitaria as empresas a sanções dos órgãos de defesa do consumidor. Para o presidente da comissão, deputado Leonaldo Paranhos (PSC), o assunto é relevante, porque pretende garantir que o consumidor seja avisado sobre a sua situação em relação serviços de proteção ao crédito. “O importante é que a pessoa receba esta informação pontualmente. Recebemos muitas reclamações de que muitas vezes já foi paga a dívida pelo consumidor, mas ainda não aconteceu a sua exclusão do cadastro de inadimplentes. Vamos encaminhar os questionamentos e voltar a discutir este tema”, afirmou.

Os deputados Adelino Ribeiro (PSL), Rose Litro (PSDB) e Pedro Lupion (DEM), além do autor da proposta, participaram da reunião.

 

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação