Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Diretor da Copel explica aos deputados motivos do reajuste de energia

Podcast
((Descrição do áudio))

Vlademir Daleffe,  diretor presidente da Copel Distribuição explicou aos deputados , como funciona a cobrança de energia elétrica no Paraná.   Foi na tarde desta terça-feira (18) durante a sessão  da Assembleia Legislativa.

  Ele falou por cerca de meia hora,  principalmente sobre os motivos do reajuste na conta de energia elétrica e como são feitos os cálculos das tarifas,  já que os parlamentares tinham dúvidas também  com relação aos lucros da empresa.    

   Para Daleffe, entre as causas das altas na conta de luz estão a redução na tarifa de 20% no ano de 2012, feita pelo Governo Federal, a falta de planejamento do próprio Governo Federal, que acabou  precisando acionar as usinas termelétricas, com custo muito mais alto, , e claro,  a falta de chuvas, que fez despencar o nível das represas o que deixou a geração de energia mais cara.

Com relação à  Copel,  respondeu que, mesmo no balanço da empresa constando lucros no primeiro semestre,  essa é apenas  uma questão contábil, porque a empresa, como qualquer outra, precisa do lucro para fazer investimentos. E afirmou que a  Copel Distribuição faz obras todos os dias e o lucro é usado para isso.  De acordo com o diretor, são 20 mil obras por ano para atender o consumidor e o crescimento do mercado.  Então, diz Vlademir, ele é baixo se comparado ao tamanho da empresa, que tem um patrimônio líquido de R$ 5,2  bilhões.  

   A copel, segundo ele,  compra energia e só repassa o aumento  para o consumidor, uma vez por ano. O lucro, nesse caso, é investido. Uma decisão que é do Governo do Estado, que usa para as políticas públicas.

 Ele explicou ainda que dos  15% de aumento médio na  energia que o consumidor paranaense  pagou este ano,  apenas 0,34% foram para  custos com a Copel. O restante foi para  impostos e  compra de energia.    

 (sonora)

  O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), diz que a vinda do diretor da Copel Distribuição ao Legislativo foi esclarecedora para que os deputados entendessem o que levou o consumidor a pagar mais alto pela energia.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação