Em Setembro, Mais Uma Vez Jocelito Teve 100% de Presença Na Assembléia

24/10/2007 11h02 | por Luiz Carlos Castilho / 42 3224-2375 - 9119-1523 / MATÉRIA DE RESPONSABILIDADE DO GABINETE DO DEPUTADO JOCELITO CANTO
A relação foi divulgada nesta segunda-feira (22) pelo Jornal Folha de Londrina e refere-se ao mês de setembro. Desde o início da atual Legislatura, em fevereiro deste ano, Canto não tem nenhuma ausência registrada. De acordo com o levantamento, dos 54 deputados estaduais, em fevereiro, somente seis deputados participaram de todas as sessões e, destes três estiveram em todas as votações.Ponta GrossaOs outros deputados por Ponta Grossa aparecem no mesmo levantamento, com as seguintes posições: Marcelo Rangel de Oliveira, PPS, com 85%, tanto em comparecimento às sessões quanto nas votações. Péricles de Mello (PT) e Plauto Miró Guimarães Filho (DEM) empatam com 77% de presença em sessões e votações.PresençaJocelito Canto explicou como, mesmo não residindo em Curitiba e tendo suas atividades profissionais em Ponta Grossa, consegue se fazer presente em todas as sessões legislativas. Ele contou que, desde seu primeiro mandato (foi eleito pela primeira vez em 1994), poucas vezes faltou às reuniões, porque considera que o exercício do mandato, como representante legítimo da população, deve ser exercido em toda a sua plenitude, o que, para ele, significa desempenhar seu papel de forma atuante. “´Ser deputado é uma missão que nos foi confiada, assim, temos que participar de todas as discussões, das articulações, apresentar reivindicações, acompanhar o trâmite de projetos, o andamento das obras que ajudamos a conquistar e, em especial, temos que estar presentes nas sessões da Assembléia, que é aonde se decide o futuro do nosso Estado”, comentou o petebista. E acrescentou: “Nos cabe o importante papel de legislar e fiscalizar as ações do Poder Executivo estadual, o que mais efetivamente fazemos durante as sessões, através de nossos pronunciamentos e das votações em plenário”. Ele se referiu, também, à apresentação de projetos de lei e requerimentos com pedidos de informações ao governo, que são votados durante as sessões, “e precisamos acompanhar com atenção”, falou.Todos os diasTudo isto, enfatizou o deputado, “precisamos fazer sem perdermos o contato direto com a população”. No seu caso, relatou, desde o início de sua trajetória na política, realiza uma rotina de trabalho, apresentando diariamente o seu programa de rádio, ora em estúdio fixo, na Garagem da Esperança, ora percorrendo bairros de Ponta Grossa, distritos e cidades dos Campos Gerais, através de um estúdio móvel em ônibus adaptado. O deputado conta, também, com o apoio de uma van caracterizada, com a qual, mantém conversação direta com a população, ouvindo suas reivindicações. E, na “Garagem”, realiza um trabalho social, através da instituição, que é reconhecida pela Assembléia Legislativa como de Utilidade Pública, pelos serviços prestados, não apenas à população de Ponta Grossa, como de toda a Região dos Campos Gerais.OperárioMais em tom de depoimento pessoal, Jocelito Canto declarou a importância de comparecer às sessões da Assembléia. “Me considero um operário, um trabalhador à serviço da população. E um operário raramente falta ao trabalho, e, quando isto acontece é por motivo de doença ou outro, plenamente justificável, caso contrário é penalizado; então, tenho que estar presente, cumprindo com minhas obrigações”, falou.Jocelito contou ter aprendido essa “filosofia de vida” com sua mãe, Rosa, que foi, durante muitos anos, servidora da Prefeitura Municipal de Três passos (RS). “Ela me ensinou, tanto com palavras quanto com exemplos, que o bom trabalhador não deve faltar às suas obrigações. E, mesmo doente, sempre que pode comparecia ao seu local de trabalho, pois, como funcionária pública, sabia de sua responsabilidade perante a população”, completou o deputado.