Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Entidades Apresentam Programa de Ações Para Desenvolvimento do Estado

O grande expediente da sessão plenária desta quarta-feira (18) foi utilizado pelo presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA/PR), Álvaro Cabrini Júnior, para lançar a Agenda Parlamentar, desenvolvida pela entidade e que estabelece ações de aproximação envolvendo áreas tecnológicas com o Poder Público. Segundo ele, a iniciativa permite uma elaboração em conjunto de programas e projetos capazes de melhorar a qualidade de vida da população paranaense.
“Queremos estabelecer uma parceria para a discussão dos problemas do Estado, elaborando políticas públicas nas diferentes regiões e em diferentes áreas mapeadas pelos nossos profissionais para o desenvolvimento igualitário do Paraná, respeitando as diversas potencialidades”, afirmou Cabrini Júnior.  
A Agenda Parlamentar foi entregue aos 54 deputados com sugestões para a elaboração do Plano Plurianual do Estado, juntamente com 19 cadernos temáticos formatados pelo Conselho e do Plano Estadual de Logística e Transporte para o Estado do Paraná - PELT 2020 (ação conjunta do CREA-PR, FIEP, Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado do Paraná e Instituto de Engenharia do Paraná, que fez um diagnóstico completo da infraestrutura e logística nos setores de rodovias, ferrovias, portos e rios navegáveis, aeroportos e regiões metropolitanas).
O lançamento do seminário sobre saneamento e seus desafios, que será realizado em Curitiba nos dias 4 e 5 de julho, numa parceria entre o CREA/PR e Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES/PR), também marcou a sessão de hoje. “Queremos discutir esta questão, construindo um aplano e aplicando recursos. O fato de já termos estas diretrizes de atuação demonstra a nossa preocuapção, uma vez que 30% dos assuntos da Agenda Parlamentar tratam da questão do seneamento”, afirmou o engenheiro sanitarista e presidente da ABES/PR, Edgard Faust Filho.
Parceria – O presidente da Associação das Câmaras Municipais e Vereadores do Paraná (Acampar), Bento Batista Júnior, também utilizou a tribuna e defendeu maior integração entre os Legislativos estadual e municipais, a partir da elaboração e da discussão dos temas que compõem a Agenda Parlamentar. Apresentando uma cartilha elaborada pela entidade com 50 idéias de sustentabilidade e que poderão ser transformadas em leis, ele destacou também o novo momento vivido pela Assembleia Legislativa.
“É uma oportunidade de integração dos legislativos. Somos um único poder, mas atuando em diferentes âmbitos. A Assembleia vive um momento diferente e que poderá até mesmo ser aplicado na esfera municipal. Trouxemos idéias aliando o conhecimento técnico à administração pública e que poderão render projetos de lei”, avaliou Batista Júnior.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni, parabenizou a iniciativa das entidades e destacou que pretende ampliar o diálogo e abertura da Casa para os legislativos municipais, inclusive colocando em discussão a atuação da atividade parlamentar. “Temos sim o objetivo de integração, abrindo a Assembleia para palestras e trabalhos com os vereadores. Estamos iniciando um movimento para que os legislativos tenham mais possibilidade de legislar, porque hoje a nossa atuação é muito limitada”.
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação