A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) cederá o seu Plenário nesta quinta-feira (23), a partir das 14 horas, para uma experiência inédita: um aulão preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será ministrado para cerca de quinhentos estudantes da rede pública de ensino, com transmissão ao vivo pela TV Assembleia. O aulão é mais um resultado da parceria entre o Legislativo e o Projeto Eureka, firmada entre o presidente Ademar Traiano (PSDB) e o professor Marlus Geronasso, coordenador do Eureka.
A parceria vem sendo desenvolvida entre a Casa de Leis e o grupo de educadores desde 2015, ano em que a TV Assembleia transmitiu, no período de 19 semanas, 364 aulas preparatórias para o Enem e concursos vestibulares, que foram elaboradas pela equipe de professores do Eureka.
O objetivo é trabalhar os conteúdos de sala de aula de uma forma interdisciplinar, divididos nas cinco grandes áreas do conhecimento cobradas no exame: linguagem, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e redação. “Fazer um aulão histórico no primeiro semestre, como acontecerá aqui na Assembleia, é extremamente relevante. Você já abre as portas para uma preparação que durará alguns meses. Isso mobiliza os estudantes e faz com que alguns dos que estejam mais tranquilos comecem a despertar para o estudo. E quem vier ao aulão também sairá mais motivado a estudar e a buscar um preparo melhor”, adianta Marlus Geronasso.
O professor destaca o peso do Enem para o acesso dos estudantes ao Ensino Superior, destacando que o aluno precisa estar realmente preparado para as provas. “Aqui em Curitiba, especialmente, a UTFPR tem ingresso só via Enem, e na UFPR são 30% das vagas também via Enem. Isso é muito significativo e se o aluno estiver preparado com antecedência, certamente o caminho será o da aprovação”. As provas do Enem serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro.
Parceria – Este é o segundo ano consecutivo em que a Assembleia Legislativa do Paraná e o Projeto Eureka atuam em conjunto na preparação para o Enem. Em 2015, mais de 300 aulas foram disponibilizadas para alunos de todo o Paraná, por meio da TV Assembleia e da internet. “É uma honra muito grande termos a Assembleia como parceira do Projeto Eureka. O fato de estarmos em todos os municípios do estado oportuniza que esse projeto de redação pioneiro possa ser um piloto, para que no próximo ano outras cidades sejam atingidas com um projeto de redação especial”.
O Projeto Eureka surgiu há doze anos como fruto do questionamento dos professores da rede pública sobre como apoiar os seus alunos para acessar o ensino superior. É um programa de ação social que oferece reforço aos conteúdos já trabalhados pelos professores e não pretende substituir o que se trabalha em sala de aula.
A TV Assembleia tem sua programação exibida no canal 16 da NET e o conteúdo pode ser acessado também pelo site, em www.alep.pr.gov.br.//