Francisco Bührer deixa Assembleia com legado de representatividade da Região Metropolitana de Curitiba Parlamentar teve cinco mandatos consecutivos no legislativo paranaense, além de ser vereador e vice-prefeito de São José dos Pinhais.

13/01/2023 10h01 | por Rafael Guareski
Deputado Francisco Bührer (PSD).

Deputado Francisco Bührer (PSD).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputado Francisco Bührer (PSD).

“Tenho muito orgulho de tudo que construí”. Essa foi a principal definição do deputado Francisco Bührer (PSD), que deixa a Assembleia Legislativa do Paraná. No entanto, a despedida não deixa seus representados sozinhos, pois o deputado teve o filho, Thiago Bührer (União), eleito no último pleito e que continuará os caminhos trilhados pelo pai.

Bührer iniciou sua carreira política ainda em 1988, quando elegeu-se vereador de São José dos Pinhais, se reelegendo em 1993. Foi vice-prefeito da cidade nas gestões de 1997 a 2000 e de 2001 até 19 de dezembro de 2002, período em que ainda exerceu o cargo de Secretário Municipal de Articulação com a Comunidade.

Nas eleições de 2002 Bührer foi eleito deputado estadual sendo reeleito nos anos de 2006, 2010, 2014 e 2018.

Com família tradicional na política paranaense, Bührer teve seu bisavô, Benjamin Claudino Ferreira, como um dos primeiros prefeitos de São José dos Pinhais e governou o município entre 1924 e 1932. Também o tio, Francisco Ari Claudino, com quem morou durante algum tempo, foi o primeiro prefeito eleito da cidade de Mandirituba. “Digo que para estar na vida pública é preciso ter dom e vocação, isso é o que faz a diferença, além é claro de ajudar o próximo com o nosso trabalho. Então tenho muito orgulho do que construí até aqui, uma história de representatividade e trabalho pelos municípios paranaenses, sempre com responsabilidade, honestidade e dedicação".

Durante o tempo em que esteve na Assembleia Legislativa o parlamentar participou de diversas Comissões, com destaque para Comissão de Fiscalização e Assuntos Municipais, que presidente, Comissão de Relações Federadas e Assuntos Metropolitanos, além da Comissão de Indústria, Comercio, Emprego e Renda, discutindo e encaminhando projetos importantes para o desenvolvimento do Estado.

Além da atuação dentro do parlamento, Bührer também dedicou seus mandatos para apoiar municípios, assegurando a transferência de recursos para a realização de obras nas cidades. "Ao longo desses 20 anos de Assembleia Legislativa do Paraná pude contribuir muito com os municípios, destinando recursos que os fizeram crescer e que atendessem a população como um todo, melhorando os serviços públicos e a vida das pessoas”, avaliou o deputado.