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Informações do Portal da Transparência Auxiliam Profissionais

O novo Portal da Transparência (alep.pr.gov.br/transparencia), assim como a reformulação do conceito em comunicação aplicado pela Assembleia Legislativa, com o auxílio de outras mídias, a exemplo do twitter (twitter.com/legislativopr), flickr (flickr.com/photos/legislativopr), youtube (youtube.com/legislativopr), permite não somente a consulta da população acerca da atividade parlamentar, da prestação de contas pela Casa, do conhecimento das licitações e contratos, a lista dos funcionários e presença dos deputados em Plenário.
O acompanhamento das informações é feito também por profissionais de diferentes áreas, que podem monitorar a produção legislativa e utilizar o conteúdo como suporte no trabalho. “É uma ferramenta muito importante para acompanhar o trabalho, a estrutura de gestão da Assembleia. Com o Portal, com dados detalhados e de fácil compreensão, é possível acreditar mais na seriedade da instituição”, avalia o editor-chefe do jornal Tribuna de Cianorte, Eduardo Santos.
Na opinião do jornalista, que acompanha o site da Assembleia há um ano, a distância que separava a comunidade regional das informações da Casa, cerca de 500 quilômetros da capital, diminuiu sensivelmente. “Melhorou consideravelmente, a partir deste ano, tanto o fluxo de matérias quanto de imagens dos deputados, da Casa e das ações. Apesar da distância entre Cianorte e o centro do poder, esse canal de comunicação é importante para mostrar as ações dos deputados”, acredita, lembrando ainda que as mudanças ocorrem gradativamente. “Ao que tudo indica, a transparência parece estar voltando. A percepção é positiva, embora todas as mudanças necessárias não possam ocorrer em poucos meses”.
Os avanços também são apontados pelo advogado Cristian Luiz Moraes, que presta consultoria em Direito Administrativo e assessora câmaras municipais. Segundo ele, o conteúdo do Portal da Transparência é direto e permite fácil entedimento e acompanhamento da gestão financeira da Casa, e pode até mesmo ser referência futura para legislativos municipais.
“Com a reformulação, o Portal da Transparência fornece informações claras e permite o acompanhamento eficaz e efetivo das ações administrativas que a Assembleia Legislativa adota para a suas missões públicas. Trata-se, efetivamente, de ferramenta social para o acompanhamento e controle da gestão pública. Quando tratar deste assunto em consultorias, vou fazer referência a este modelo”, disse Moraes.
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