Lançada na Assembleia Legislativa a Frente Parlamentar do Segmento dos Materiais de Construção Deputado Gugu Bueno (PSD), atendendo à solicitação do setor, propôs a instalação do grupo de trabalho para aproximar o segmento do Poder Legislativo.

23/04/2024 14h02 | por Antônio Dilay

Solenidade de instalação da Frente ocorreu no Plenarinho da Casa, na manhã desta terça-feira (23).Créditos: Valdir Amaral/Alep

A Frente Parlamentar do Segmento dos Materiais de Construção foi lançada nesta terça-feira (23), no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná, com o objetivo de monitorar a política oficial de comércio desses materiais e engajar-se nos aspectos mais relevantes da aplicação dessa política, além de fomentar o desenvolvimento contínuo do setor.

O deputado Gugu Bueno (PSD) vai coordenar a nova frente, que também será composta na Assembleia pelos deputados Alexandre Amaro (Republicanos), Flávia Francischini (União Brasil), Gilberto Ribeiro (PL), Hussein Bakri (PSD), Luis Corti (PSB), Luiz Fernando Guerra (União Brasil), Marcel Micheletto (PL), Márcia Huçulak (PSD), Marcio Pacheco (PP), Batatinha (MDB), Pedro Paulo Bazana (PSD), Professor Lemos (PT) e Tiago Amaral (PSD).

O coordenador da Frente explicou sobre a importância desse grupo de trabalho. “O pedido da criação desta Frente Parlamentar vem do próprio segmento dos materiais de construção. É um segmento muito importante para a economia do nosso estado. Se esse setor que estiver indo bem, significa que a nossa economia está aquecida, que a roda está girando, gerando emprego, renda, aumentando a qualidade de vida de todos os paranaenses. Se o setor estiver enfrentando dificuldades, com certeza a nossa economia está em dificuldades”, declarou o deputado Gugu Bueno.

“Esse segmento dos materiais de construção é protagonista da nossa economia. E por isso, entendemos a necessidade desse setor ter uma representação mais próxima dentro do Parlamento Paranaense para que tenhamos uma comunicação direta com esse setor, discutindo, debatendo os problemas, buscando soluções e fazendo essa conexão com o governo”, pontuou o deputado Bueno.

Com quase 270 mil pequenas lojas em todo o Brasil, as lojas de materiais de construção representam o terceiro maior segmento do varejo em termos de número de empresas. No Paraná, o setor chega a 44.213 lojas.

Para o vice-governador Darci Piana que também é presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviço e Turismo do Paraná (Fecomércio/PR), “é importante a criação dessa Frente Parlamentar em atenção a um setor que mais movimenta a economia e precisa do amparo do Legislativo para fazer com que leis sejam encaminhadas e questões relevantes estudadas”.

Reivindicações do setor

A reunião de instalação da Frente Parlamentar do Segmento dos Materiais de Construção também aprovou o regimento interno e contou com a participação de representantes do de todo estado que trouxeram demandas para estudo e avaliação dos parlamentares.

O presidente do Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Materiais de Construção no estado do Paraná (Simaco), Ademilson Milani ressaltou que “é um marco a criação da Frente Parlamentar para o nosso setor que busca a isonomia comercial diante do crescimento do e-commerce. Nós esperamos que os parlamentares nos ajudem a melhorar um pouco isso, porque só no ano passado (2023) fecharam mais de 4 mil lojas de materiais de construção no país. Duas questões importantes que precisa ser considerada nas políticas públicas para o setor é essa questão da isonomia comercial e uma ampla revisão das alíquotas de ICMS para o nosso segmento”.

A mesa de autoridades ficou composta pelo coordenador da Frente Parlamentar e presidente da Comissão de Obras Públicas, Transporte e Comunicação da Assembleia, deputado Gugu Bueno (PSD); vice-governador e presidente da Fecomércio, Darci Piana; vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcel Micheletto (PL); presidente da Comissão de Finanças e Tributação, deputado Marcio Pacheco (Republicanos); deputada Marcia Huçulak (PSD); deputado Batatinha (MDB); presidente da Comissão de Constituição e Justiça, deputado Tiago Amaral (PSD);  vice-presidente do Sistema Fiep, Miguel Rubens Tranin; presidente da Associação de Comerciantes de Material de Construção de Londrina, Adriano Montanari; presidente da Associação de Comerciantes de Material de Construção de Cascavel, Eduardo Vorpagel; presidente da Associação de Comerciantes de Material de Construção dos Campos Gerais, Alcides Ramos; presidente do Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Materiais de Construção no estado do Paraná (Simaco), Ademilson Milani.

Confira a matéria em áudio: