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Liderança de Governo - Deputado Luiz Claudio Romanelli (pmdb)

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB) decidiu manter um televisor da Secretaria Estadual de Educação no gabinete da Liderança do Governo para esclarecer qualquer dúvida que venha surgir novamente sobre o funcionamento dos aparelhos. “Agora vai ser assim: o deputado que tiver qualquer problema em operar o televisor, pen drive, cartão de memória ou o controle remoto, poderá ter uma aulinha rápida na liderança do governo”, disse Romanelli. O líder do governo disse que a opinião pública, professores, pais e estudantes já se cansaram do mantra repetido a exaustão pela oposição e por parte da imprensa sobre problemas com os televisores. “O avanço da educação pública assusta. A qualificação dos professores, os novos programas e as novas tecnologias à disposição nas escolas públicas quebram alguns paradigmas e um antigo preceito neoliberal que a educação pública não pode ter qualidade”, disse Romanelli “No Paraná, provamos o contrário: retomamos a educação pública que estava sucateada e terceirizada e nos últimos cinco anos avançamos e muito. E vou citar só um exemplo de inclusão que possibilitou todo esse processo reiniciado em 2003. Neste ano, em 2008, 64,6% dos 4.435 aprovados no vestibular da Universidade Federal do Paraná passaram pela escola pública. E mais de um terço do total (35,96%) estudou integralmente em escolas públicas, desde a educação infantil até o ensino médio”, completou. Já na quarta-feira (14), Romanelli explicou para dois deputados e repórteres uma equipe de emissora de televisão os mecanismos de operação do televisor. “A tevê possui entrada para dispositivos USB e leitor de cartões de memória. A conexão USB possibilita a integração entre o computador e a televisão de forma rápida e prática. Cada equipamento é acompanhado de dois controles remotos (para caso de extravio) e um rack criado especialmente para a TV”, disse. PROGRAMAS - Os professores da rede pública receberam um pendrive, dispositivo portátil para armazenar dados com capacidade de 2G, para gravar objetos de aprendizagens e utilizá-los nas aulas. O televisor pode suportar arquivos de vídeo (MPEG, MPEG1, MPEG2, DIVX e XVID), de áudio (MP3 e WMA) e de imagem (JPEG). O Portal Dia-a-dia Educação - www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive - no ícone “TV Multimídia”, disponibiliza objetos de aprendizagem prontos para serem baixados para o pendrive, ou seja, já convertidos para os formatos JPG, MP3, MPEG1, MPEG2, DIVX ou XDIV. Esses objetos de aprendizagem contemplam sons, imagens, animações, vídeos. “São materiais que ilustram suas explicações com o objetivo de contribuir para a aprendizagem de conteúdos escolares. Também há um manual de como se utilizar a TV para acessar basta clicar em tutorial”. SÍTIOS - Para que um arquivo possa ser utilizado na TV, ele precisa ser convertido ou recodificado para o formato apropriado do aparelho. Existem programas específicos para essa finalidade, que convertem, por exemplo, de um formato de vídeo WMV, que não pode ser visualizado no aparelho de TV, para o formato MPEG ou DIVX, adequado ao funcionamento da TV. O formato de imagem compatível com a TV é o JPG. “Até um pedido de estudo feito pela Secretaria da Educação à Celepar para o desenvolvimento de um programa (software) para ser utilizado nos terminais de computadores do Paraná Digital (programa de inclusão digital das escolas da rede pública estadual) virou um escândalo”, comentou Romanelli. Ele explicou que com este programa os professores poderão converter seus arquivos audiovisuais mais facilmente do que utilizar os programas disponíveis atualmente no mercado. “Depois é só usar nas tvs multimídia”. O deputado disse que o denuncismo da oposição e da imprensa acaba confundindo a população. “O absurdo é tal que a partir de informações incompletas jornalistas e colunistas chegaram a afirmar que as tvs não funcionam. Toda a população pode conferir nas escolas públicas que as tvs multimídia funcionam. Basta que salvem seus arquivos num pendrive e se dirigir a qualquer escola para conferir”, completou Romanelli.
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