“A primeira é a adoção da TIR (Taxa Interna de Retorno) nos patamares obtidos nas últimas licitações federais. Enquanto as taxas de retorno das seis concessionárias variam entre 19,89% e 16,43%, as aprovadas no último leilão no Paraná ficaram na casa dos 8,6%”, disse Romanelli. O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), líder do Governo na Assembléia Legislativa, adiantou nesta terça-feira (24) uma série de propostas que poderiam ser emendadas ao projeto do deputado Élio Rusch (DEM), rejeitado nesta terça-feira (24), caso propusesse a redução “real” nas tarifas praticadas no pedágio paranaense. O deputado propôs que as concessionárias baixem os custos de obras e serviços para os níveis dos custos de mercado atual. “É preciso rever os organogramas de obras e serviços elencados no termo aditivo de 2002, nos seus aspectos financeiros e temporais”, disse. Romanelli defende as reduções nos custos de administração, proporcionais a redução de investimentos estabelecidos nos termos aditivos de 2000 e 2002. E ainda as reduções custos de operação e de conservação - proporcionais a redução de investimentos em obras de melhorias e ampliação de capacidade, estabelecidos nos termos aditivos de 2000 e 2002. O deputado propôs ainda a redução nas tarifas, proporcionais a extensão de trechos de rodovias estaduais a serem retiradas do sistema de concessão. “Essas propostas são para valer caso as seis concessionárias e seus defensores pretendessem realmente reduzir as tarifas do pedágio”, disse Romanelli.