05/02/2009 10h28 | por Zé Beto Maciel/Daniel Abreu/Luiz Filho / h2foz@hotmail.com – contato@luizromanelli.com.br – daniel@luizromanelli.com.br / (41)9241-2401/(41)3350-4120
Os investimentos de R$ 250 milhões na manutenção das estradas estaduais em 2009, na opinião do deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB) consolidam o maior programa de obras rodoviárias em andamento no país. “Não há estado da federação que recuperou mais de oito mil quilômetros num investimento recorde que ultrapassa R$ 1,6 bilhão em seis anos”, disse Romanelli ao destacar o trabalho de toda equipe da Secretaria Estadual de Transportes e do DER (Departamento de Estradas de Rodagem).“A Secretaria do Transporte vem tendo uma ótima gestão desde a época do deputado Waldyr Pugliesi e até agora sob o comando do Rogério Tizzot. A atuação e gestão da Secretaria e do DER são exemplos de administrações responsáveis no uso dos recursos públicos. Temos técnicos nos quadros do governo que com sua competência e dedicação conseguiram recuperar a maioria das nossas rodovias”, destacou Romanelli. MANUTENÇÃO - As obras, segundo Romanelli, não param. “Agora estamos nas obras de manutenção e na construção das vias alternativas ao pedágio que teima sangrar a nossa economia em mais de R$ 7 bilhões. Com essa dinheirama, o Governo do Paraná poderia duplicar a maioria das estradas paranaenses”, comparou. Romanelli disse ainda que depois de seis anos, os paranaenses contam com rodovias alternativas aos pedágios. “Estradas em ótimas condições de tráfego onde antes só existiam buracos e abandono. O Tizzot e toda sua equipe estão de parabéns por demonstrar que é possível investir nas nossas rodovias sem precisarmos sacrificar outros setores do governo”, ressaltou.O deputado citou, entre as obras em execução, a recuperação completa da PR-092 no trecho de 19 quilômetros, entre as cidades Arapoti e Jaguaraíva no Norte Pioneiro. “É uma antiga reivindicação da população que utiliza a rodovia diariamente, para trabalhar, estudar e para dar vazão à produção local. A cadeia de benefícios para o aumento da qualidade de vida dos paranaenses é tão grande que compensa em muito investirmos em nossas rodovias”, reforçou. ALTERNATIVAS AO PEDÁGIO – O deputado lembrou que o programa “Estradas da Liberdade”, alternativas ao pedágio, vai receber mais R$ 44 milhões em investimentos neste ano. São obras de recuperação, pavimentação, conservação e sinalização. O corredor que liga as cidades de Maringá (Noroeste) e Cascavel (Oeste) já possui 235,5 quilômetros concluídos dos 324 quilômetros que compõem o eixo. Estão previstos ainda R$ 11 milhões nos 88,5 quilômetros restantes.Outra rodovia do programa que será concluída ainda em 2009 é a que liga Londrina a Paranavaí. Até o momento foram investidos mais de R$ 20 milhões em 146 quilômetros da PR-218. Neste ano serão aplicados outros R$ 2 milhões em obras e serviços em 15 quilômetros da estrada.Além dos dois corredores que serão entregues neste ano, o Governo do Paraná vai aplicar em 2009 mais R$ 31 milhões em 71 quilômetros do eixo que vai estabelecer um novo caminho pavimentado entre Curitiba e o Norte do Paraná. Com cerca de 400 quilômetros de extensão, o corredor já sofreu intervenções em 241 quilômetros com obras de recuperação e pavimentação. Ao todo foram aplicados R$ 40 milhões.