Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Para Presidente da Oab, Portal da Transparência Representa Avanço Importante

Créditos: Sandra Pacheco
“O novo Portal da Transparência da Assembleia Legislativa do Paraná é uma prova de que o Poder está se organizando após um período tumultuado. Temos aí um prognóstico favorável às mudanças que buscávamos com o movimento O Paraná que Queremos”. A conclusão é do advogado José Lúcio Glomb, presidente da seção estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que se diz otimista em relação às medidas que vêm sendo adotadas pela Comissão Executiva da Casa.
“Trata-se de uma mudança importante na política do Estado”, prossegue Glomb, “e podemos notar, tanto entre os advogados como entre a população de um modo geral, a aprovação às atitudes moralizadoras”. Segundo ele, o novo formato do Portal da Transparência é um grande avanço em relação ao anterior, oferece mais facilidade de consulta, e as informações sobre contratos, Diário Oficial, relação de servidores, presença de deputados nas sessões e despesas “representam um ponto muito positivo na direção do aperfeiçoamento da nossa política”.
Ele adianta que a OAB pretende acompanhar o desempenho do portal, atenta não só à forma, mas também ao conteúdo dos dados colocados à disposição da sociedade.
Aperfeiçoamento - Para o diretor executivo da ONG Transparência Brasil, Cláudio Weber Abramo, é importante que a Assembleia publique o máximo possível de dados sobre suas atividades: “Comparativamente com o que existia, é evidente que melhorou, o que não significa que esteja perfeito. Mais importante que a quantidade de informações oferecidas é importante que essas informações sejam significativas para quem visita o Portal”, observa.
Durante o lançamento do novo portal, em sessão plenária realizada no último dia 23 de março, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), afirmou a propósito que o portal não é uma obra acabada. “Vamos continuar fazendo ajustes para aperfeiçoar cada vez mais esta importante ferramenta de fiscalização”, destacou.
Para o presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Edson José Ramon, a evolução do portal da transparência é um fato realmente marcante: “Trata-se de um passo muito importante em direção à necessária transparência da Assembleia Legislativa”.

 

Foto: Bebel Ritzmann

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação