A Escola do Legislativo do Paraná foi convidada para apresentar o projeto Parlamento Universitário no 1º Encontro das Escolas de Governo da Região Sul, que acontece nesta sexta-feira (12), na cidade de São Leopoldo no estado do Rio Grande do Sul (RS). O evento faz parte das atividades comemorativas aos 200 anos da cidade de São Leopoldo, e conta com o apoio da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL) e da Rede de Escolas de Governo dos Municípios do RS. O tema central das palestras será "Cidades Sustentáveis, agenda 20/30: A cidade que queremos", visando discutir os desafios e as oportunidades para o desenvolvimento urbano sustentável das comunidades.
Durante o encontro, Escolas de Governo das três esferas (Executivo, Legislativo e Judiciário) dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, irão promover integração e intercâmbio de conhecimentos dos trabalhos desenvolvidos em seus estados. “Este tipo de inciativa fortalece os vínculos entre as escolas do legislativo e serve para aprimoramento de ideias, troca de informações e enriquecimento entre as instituições”, disse a coordenadora da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná, Francis Fontoura Karam.
Parlamento Universitário
O projeto Parlamento Universitário foi criado pela Escola do Legislativo da Assembleia do Paraná, com o objetivo de fomentar o engajamento cívico e político entre os jovens, proporcionando aos estudantes universitários uma imersão na realidade política e legislativa, capacitando-os para futuros desafios como líderes e cidadãos ativos.
Uma das características mais marcantes do programa é sua estrutura que replica o ambiente parlamentar real. Os estudantes são divididos em diferentes comissões temáticas, onde discutem e elaboram propostas de projetos de lei sobre temas pertinentes à sociedade paranaense. Sob a orientação de parlamentares e especialistas, os participantes têm a oportunidade de aprofundar seu conhecimento sobre os processos legislativos, técnicas de argumentação e redação de documentos oficiais.
Desde sua criação, em 2016, o Parlamento Universitário tem sido uma plataforma de aprendizado prático, onde os participantes têm a oportunidade de entender o funcionamento do poder legislativo, debater questões de relevância social, e desenvolver habilidades de liderança e negociação.