Plauto e Prefeitos Vão à Brasília Se Encontrar Com Ministro Paulo Bernardo

20/04/2005 17h04 | por Carlos Souza
Para: Editoria de Política e ColunasDistribuído em 20/04/05Jornalista: Carlos SouzaPLAUTO E PREFEITOS VÃO À BRASÍLIA SEENCONTRAR COM MINISTRO PAULO BERNARDONo próximo dia 29 de abril, o deputado estadual Plauto Miró Guimarães Filho (PFL), diversos prefeitos da região dos Campos Gerais, além de outras autoridades estaduais e federais do Paraná estarão em Brasília para um encontro com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo (PT). A audiência pública está marcada para às 14 horas. No encontro, será discutida a retomada das obras da BR-153, a Rodovia Transbrasiliana, no trecho entre as cidades de Tibagi e Ventania.Plauto tomou a decisão de contatar Bernardo depois que o ministro declarou, em entrevista a um jornal dos Campos Gerais, que pretende investir na rodovia. “O dinheiro está no orçamento, a vontade do ministro é clara, falta apenas a mobilização política para tornar essa proposta realidade”, afirmou o deputado.O deputado lembrou ainda que para liberar os recursos necessários para término da obra, o ministro gostaria de tomar conhecimento da real situação da rodovia “Essas informações, como as licitações e contratos já realizados, uma vez que o trecho chegou a ter as obras reiniciadas por várias vezes, serão fornecidas pelos prefeitos da região no dia da audiência”, disse Guimarães.Com 3.569 quilômetros de extensão, a Transbrasiliana corta todo o Brasil, do Pará ao Rio Grande do Sul. No Paraná, o trecho mais crítico compreende os 82 quilômetros entre o município de Ventania e a localidade de Alto Amparo, na região de Tibagi. Ao todo, estima-se, seriam necessários R$ 53 milhões para a conclusão da obra.O líder do PFL na Assembléia Legislativa também faz questão de ressaltar a importância da Transbrasiliana para o desenvolvimento da região. “A conclusão da obra vai beneficiar os produtores rurais no escoamento da safra e vai tirar cidades do isolamento, proporcionando o desenvolvimento dos municípios e da própria região, que poderá recebe novos investimentos”, explicou Guimarães.