Plauto Miró: Emendas Ao Orçamento São Aprovadas

19/12/2005 14h34 | por Carlos Souza
Para: Editoria de Política e ColunasDistribuído em 16/12/05Jornalista: Carlos SouzaO deputado estadual Plauto Miró Guimarães Filho (PFL) apresentou uma série de emendas ao Orçamento do Estado para o exercício do ano que vem, em um montante que supera a casa de R$ 3,4 milhões, visando beneficiar, especialmente na área da Saúde, Ponta Grossa e outros nove municípios dos Campos Gerais. As emendas foram aprovadas junto ao orçamento e sua execução depende apenas da liberação de recursos por parte do Poder Executivo.“A maior parte dos recursos que reivindicados têm o objetivo de melhorar as condições de atendimento à Saúde, em especial, na aquisição de ambulâncias, compra de medicamentos e verbas para manutenção dos centros médicos”, diz Miró. “Notadamente, os municípios enfrentam as maiores dificuldades na área da saúde. Por isso, espero que o governo cumpra com sua palavra e execute as emendas apresentadas”, acrescenta o parlamentar.Além disto, Plauto protocolou várias outras emendas ao conteúdo programático do Orçamento do Estado, onde não se especificam valores, mas as propostas de cunho relevante aos municípios. Nesse sentido, foram solicitados recursos para a construção de Postos de Saúde nos municípios de Arapoti, Carambeí, Castro, Imbituva, Jaguariaíva, Ortigueira, Palmeira, Ponta Grossa e Telêmaco Borba. O representante dos Campos Gerais também apresentou outras duas emendas para a área da Educação, solicitando R$ 200 mil para a Construção de uma creche na Vila Cristina, em Ponta Grossa, e uma creche na Vila FCB, em Carambeí. Cada obra terá um custo de R$ 100 mil. SAÚDE – Para Ponta Grossa, Plauto Guimarães apresentou emendas que totalizam R$ 2,8 milhões, sendo que R$ 2 milhões são destinadas para o auxílio financeiro e despesas de manutenção dos Hospitais Cidade, Bom Jesus, Vicentino, além da Santa Casa de Misericórdia. Pela proposta, cada instituição deverá receber R$ 500 mil. As emendas propostas e aprovadas destinam ainda outros R$ 500 mil para a aquisição de equipamentos hospitalares para os Centros de Atendimento a Saúde (CAS) de Ponta Grossa e outros R$ 210 mil para a compra de três ambulâncias, para transporte de pacientes dos CAS até os hospitais da cidade. “Nosso objetivo é o de melhorar o atendimento e acabar com as filas na saúde”, destaca o deputado. Entre os recursos reivindicados pelo deputado Plauto Miró, também estão a aquisição e destinação de ambulâncias para os municípios de Arapoti, Castro, Jaguariaíva, Imbaú, Piraí do Sul, Teixeira Soares, Tibagi e Ventania. Cada cidade terá recursos na ordem de R$ 60 mil para aquisição dos veículos. Para o município de Ipiranga também há uma emenda que solicita R$ 100 mil para aquisição de equipamentos hospitalaresCOLETIVO - Plauto Miró também apoiou as emendas coletivas solicitadas pelo prefeito de Ponta Grossa, Pedro Wosgrau, quando da realização da audiência pública da Comissão de Orçamento da Assembléia no município, em novembro passado. As emendas propostas e acatadas ao orçamento estadual destinam um auxílio financeiro de R$ 500 mil para construção do Matadouro Municipal, além de R$ 320 mil para a recuperação de área ambiental e limpeza de Fundo de Vales, e outros R$ 100 mil para aquisição de remédios.