Ponta Grossa Discute Saúde e Vai Pedir Soluções Ao Governo do Estado

08/11/2006 18h44 | por Plantão da Cidade
Deputados, prefeito, secretário municipal, vereadores, promotor e dirigentes de hospitais, entre várias outras pessoas, estiveram reunidos, na noite de ontem, na Câmara Municipal, para discutir a situação da Saúde em Ponta Grossa. O encontro foi considerado produtivo pela maioria dos presentes, mas, não ofereceu soluções. Permitiu, sim, uma análise geral e o levantamento das principais necessidades, que serão levadas, na próxima semana, ao secretário estadual de Saúde, Cláudio Xavier. (Detalhes daqui a pouco).ProdutivaPara o deputado estadual Jocelito Canto, que foi quem promoveu a reunião de ontem à noite, o encontro foi “produtivo”, até pelo volume de pessoas que participaram e a representatividade de quem compareceu. Lá estiveram, além dele, o deputado Plauto Miró Guimarães Filho, vários vereadores, o prefeito Pedro Wosgrau Filho, o secretário municipal de Saúde, Cláudio Xavier, o promotor de Justiça Fuad Faraj e representantes dos hospitais da cidade, entre várias outras pessoas. E, ainda, representantes dos conselhos Municipal e Estadual de Saúde.ConclusõesA reunião foi feita a portas fechadas, na Sala das Comissões da Câmara Municipal e durou das 20:30 às 23 horas. Jocelito contou que foi feito um completo levantamento da situação da Saúde no Município. “Chegamos a alguns números, debatemos as dificuldades”, falou, concluindo que as dificuldades existem e que é preciso investimentos, ampliar o teto financeiro dos hospitais, “cobrar algumas contas que estão em atraso”, e aumentar o número de UTIs. Canto, então, não relatou nenhuma novidade, até porque nenhuma novidade teria sido dita na reunião. Mas, destacou que, o ponto principal do encontro de ontem, foi a decisão de se agendar uma audiência com o secretário de Estado da Saúde, Cláudio Xavier, que deverá acontecer na próxima semana, com uma comissão de representantes da cidade, para levar à Secretaria, a realidade da Saúde em Ponta Grossa.HiatoJocelito comentou, ao final da reunião, em entrevista ao Plantão da Cidade, o governo “fez algumas coisas” e que o setor evoluiu. Mas, que existe “um hiato”, segundo ele, porque o governo de Jaime Lerner pouco fez pela Saúde do Município. “Ficou um buraco, e esse buraco é que deixou essas dificuldades”, declarou. Desta forma, opinou, são necessários investimentos, pra soluções imediatas, até que sejam concluídas as obras de reforma e ampliação do Pronto Socorro e do Hospital da Criança e seja construído o Hospital Regional.Antes da reunião, à tarde, o deputado conversou com o secretário estadual de Saúde, e contou que Cláudio Xavier incentivou a reunião da noite, dispondo-se a conversar com representantes da cidade. Depois, disto, anunciou Jocelito, outras reuniões serão realizadas, também para a discussão sobre o setor da Saúde.PolíticaAdmitiu Jocelito que, ao contrário do que esperava, as discussões acabaram enveredando pra o debate político. “Teve um molho, nesse sentido, mas, foi pouca coisa, não chegou a prejudicar o objetivo principal, porque, tecnicamente, a reunião rendeu mais”, explicou.As soluções precisam chegar, estabeleceu Jocelito Canto, observando que muitos avanços aconteceram nos últimos anos, e outros estão por vir. “Mas, algumas coisas precisam melhorar, rapidamente”, disse.HospitaisRepresentantes de hospitais, durante a reunião, disseram que podem prestar melhor atendimento, mas, desde que tenham melhor teto financeiro. A Santa Casa e o Bom Jesus, por exemplo, se dispõem a implantar, cada um, quatro ou cindo leitos a mais de UTI, mas, que precisam de um repasse mensal, de parte do governo, “em dia”, para manutenção. Além disto, hospitais têm contas a receber, que estão atrasadas e precisam ser colocadas também em dia, para que possa atender melhor a população.Ao final, Jocelito Canto considerou que a reunião de ontem serviu para dar “uma sacudida” e que, por isto, resultará em um encontro ainda mais produtivo, agora na Secretaria de Estado da Saúde.