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Projeto de Lei Define Critérios Para Eleição de Diretores de Escolas Públicas

O governo estadual enviou à Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (19) anteprojeto de lei que pretende estabelecer critérios para a escolha de diretores e auxiliares nas escolas públicas. As indicações deverão ser feitas mediante consulta junto à comunidade escolar. A matéria antes de ser votada em plenário ainda deve ser analisada pelas demais comissões permanentes da Casa.

 

Segundo a justificativa do Executivo, o objetivo da proposta é permitir que todos possam se manifestar através do voto para a escolha livre dos dirigentes. Assim, a comunidade escolar terá as informações necessárias para que seja realizada a eleição e, em seguida, indicado os nomes para direção da escola.

 

De acordo com a proposta, a primeira consulta para indicação dos diretores deve acontecer depois de 60 dias da publicação da legislação. Por diante, as eleições serão realizadas a cada três anos, no mês de novembro, através do voto por chapa, direto, secreto e sendo facultativo àqueles com representação na comunidade escolar.

 

O mandato do primeiro diretor e dos diretores auxiliares nomeados deverá coincidir com aquele dos diretores e auxiliares de outros colégios e estabelecimentos de ensino da rede estadual.

 

A nova norma será regulamentada pela Secretaria Estadual de Educação, mediante resolução.

 

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