Projeto de lei visa criar a Política Estadual de Prevenção do Acidente Vascular Cerebral e de Apoio às Vítimas Proposta foi protocolada pelo deputado Ney Leprevost (União), coordenador da Frente Parlamentar da Medicina.

17/04/2024 16h01 | por Assessoria Parlamentar
Proposta foi protocolada pelo deputado Ney Leprevost (União), coordenador da Frente Parlamentar da Medicina.

Proposta foi protocolada pelo deputado Ney Leprevost (União), coordenador da Frente Parlamentar da Medicina.Créditos: Divulgação/Assessoria Parlamentar

Proposta foi protocolada pelo deputado Ney Leprevost (União), coordenador da Frente Parlamentar da Medicina.

O deputado Ney Leprevost (União), coordenador da Frente Parlamentar da Medicina, protocolou na Assembleia Legislativa do Paraná projeto de lei que cria a Política Estadual de Prevenção do Acidente Vascular Cerebral (AVC) e de Apoio às Vítimas.

O AVC, popularmente conhecido como derrame, acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea.

A doença está entre as principais causas de morte no mundo. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, a cada 5 minutos uma pessoa perde a vida em decorrência do AVC, contabilizando mais de 100 mil mortes por ano.

Entre os sintomas do Acidente Vascular Cerebral estão: alterações motoras súbitas, como fraqueza muscular, incapacidade de movimentar uma parte do corpo e dormência na face, braço ou perna. O paciente pode ainda apresentar dificuldade na fala, conversando de forma devagar e confusa. Alterações sensitivas, como cegueira, mudanças nos níveis de consciência, sonolência e confusão mental também aparecem.

De acordo com o texto, serão diretrizes da Política Estadual de Prevenção do Acidente Vascular Cerebral; a promoção de campanhas educativas de esclarecimento e conscientização acerca dos fatores de risco, causas, formas de prevenção, sintomas e tratamentos, e a distribuição de material informativo à população em geral; a incorporação e implementação de ações de promoção da saúde; a contribuição para a elaboração e implementação de políticas públicas integradas que visem ao acesso universal a exames, tratamentos e medicamentos que estejam relacionados à prevenção do acidente vascular cerebral; entre outras ações.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação